Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:54

Prefeitura assina 14 contratos com entidades para construção de 2190 unidades habitacionais pelo programa Pode Entrar

No total, são 52 entidades que aderiram à iniciativa. Até março de 2023, 18 delas vão formalizar a proposta para as obras de outras 2479 unidades, totalizando 4669 imóveis. Prefeitura destinará R$ 933,8 milhões para a construção dessas moradias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Habitação, já assinou 14 contratos para a construção de 2190 unidades habitacionais pelo Programa Pode Entrar, modalidade Entidades. Até o final do primeiro trimestre de 2023 outras 18 associações estarão aptas a assinarem os contratos e iniciarem as obras de 2479 imóveis populares, completando os 4669 previstos para essa primeira fase do Programa, com um investimento de R$ 933,8 milhões pela Prefeitura da capital.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o Pode Entrar vai revolucionar o atendimento habitacional na cidade de São Paulo.

“O Programa permite simplificar o acesso à moradia no município contribuindo de forma real e eficaz na redução do déficit habitacional”, explicou.

“O Pode Entrar não é um programa simples de se construir. Nele há uma série de concepções de como deve ser a política pública na área da habitação. Por isso, inclusive, tem diversos movimentos com pensamentos diferentes e que, em determinados momentos, se tornam adversários um do outro mas com o mesmo sonho, que é garantir unidade habitacional para quem mais precisa e esse sonho nos uniu”, completou o secretário municipal da Habitação, João Farias

Entidades

A modalidade 'Entidades' foi criada para suprir uma demanda surgida em 2015, da qual foi realizado chamamento com diversas áreas públicas para conveniar com o Governo Federal, mas as entidades não conseguiram viabilizar recursos para a construção das unidades habitacionais após a extinção do 'Minha Casa Minha Vida'. Esta modalidade foi criada para que essas associações possam aderir ao Programa e assim conseguir recursos para financiar esses projetos que estavam parados e até então seriam financiados pelo Governo Federal. A Prefeitura liberou recursos para a construção de 10 mil unidades para entidades de moradia por meio dessa modalidade.

Já são 14 entidades que assinaram o contrato para a construção de 2190 moradias. São elas: Itaquera IB Padre Manoel da Nobrega Qd 28 Lt 05 - Nossa Senhora Fatima (147 unidades habitacionais); São José II - Serra Verde B - Agudos B (227); Itaquera IC Padre Manoel de Paiva Qd 06 Lt 08 - Santa Barbara (100); Edifício Prestes Maia (287); Belém/Mutirão Carolina Maria de Jesus (227); Adventista Qd 01a Lt 06 07 08 (83); General Rondon (131); Jardim Celeste Qd 12 Lt 03/Dandara (50); Forte do Rio Branco I Lt 09 (154); Forte do Rio Branco I Lt 09 (142); Itaquera II III José Bonifácio Qd 027 Lt 08 09 10 (164); Forte Do Rio Branco I Lt 11 (298); Forte Do Rio Branco I Lt 10 - Casa Branca 2 (298) e Sonda B (180).

Outras 18 entidades devem assinar os contratos até o final do primeiro trimestre do próximo ano. São elas: Favela do Violão Quadra 1 - Luiz Gama (224 unidades habitacionais); Parque Ipê - Dona Deda (117); Jardim Sao Paulo IA Qd 56 Lt 02 (49); Jardim Palmares (91); Forte do Rio Branco III Lt 26 (200); Catumbi (166); Itaquera II III José Bonifacio Qd 034 Lt 12 - Santa Terezinha (79); Itaquera II III José Bonifácio Qd 138 Lt 09 – Kansas (65); Itaquera II III José Bonifácio Qd 138 Lt 10 - Missuri (61); Itaquera II III José Bonifácio Qd 138 Lt 11 (62); Santa Etelvina Iva Qd 50C Lt 1 2 3 (Lt 01 - Miracatu) - Sao Matheus (84); Itaquera IC Padre Manoel de Paiva Qd 11 Lt 07 (55); Forte do Rio Branco III Lt 28 (200); Itaquera II III José Bonifácio Qd 161 Lt 04 (94); Barra Funda 2 - Conego - Rua do Bosque - Residencial Porto Seguro (302); Itaquera II III José Bonifácio Qd 182 Lt 06b – Catanduva (222); Tuparoquera Porto Feliz B (176); Parque Boa Esperança Qd 37b - Resid dos Sonhos (85) e Parque Boa Esperança Qd 60 – Fortaleza (147).

São 52 entidades que aderiram ao Programa Pode Entrar

51. Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo
52. Clube de Mães Flor do Oriente - Cond.02

Pode Entrar

O maior programa habitacional da história de São Paulo cria mecanismos de incentivo à produção de empreendimentos de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos ou aquisição de unidades, destinadas às famílias de baixa renda. Uma das modalidades do Programa prevê a compra de 45 mil unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8 bilhões. As ações irão ocorrer em parceria com a iniciativa privada, com objetivo de atender à política de habitação social do Município com aquisições em grande quantidade e, num curto período, possibilitando maior celeridade no atendimento das demandas. As moradias irão atender famílias que estão no cadastro da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP) e no auxílio-aluguel do município. Assim, a administração municipal pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021– 2024) estipula a viabilização de 49 mil unidades de interesse social, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), entre unidades entregues e contratadas. Também estão previstas a Regularização Fundiária para 220 mil famílias e mais 27 mil devem ser beneficiadas com melhorias por meio de obras de Urbanização em Assentamentos Precários.