Terça-feira, 22 de Março de 2022 | Horário: 16:36

Prefeitura inicia capacitação e acompanhamento de novos 242 beneficiários do Programa Redenção

Dependentes químicos em processo de recuperação receberão capacitação, acompanhamento e bolsa-auxílio para atividades remuneradas

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira (22) a integração de 242 novos beneficiários do Programa Operação Trabalho – Redenção. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), faz parte do Programa Redenção, oferecendo capacitação e uma bolsa-auxílio para os participantes, que são dependentes químicos em processo de recuperação.

Durante o evento, realizado no auditório da Galeria Olido, no Centro da cidade, foram dadas as boas vindas dos novos integrantes do projeto, que contou com a presença de autoridades do Poder Público, representantes da Fundação Porta Aberta, entidade contratada pela Prefeitura que operacionaliza o programa, e depoimentos de ex-beneficiários que deram palavras motivacionais aos novos participantes.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Junior, participou do evento representando a secretária Aline Cardoso e destacou um dos principais objetivos do programa.

“O POT Redenção é um trampolim para a reinserção do beneficiário ao convívio social e também ao mercado de trabalho. Apesar do participante ter vínculo com o projeto por até dois anos, trabalhamos para que ele saia o quanto antes, de maneira em que consiga recuperar a sua autoestima, a independência financeira e também a superação da dependência química”, declara.

A ação contou a apresentação do Programa Redenção, realizada pela equipe técnica da SMDET. Em seguida, os participantes puderam interagir entre si com dinâmicas. Além disso, o encontro teve um coffee break especial produzido pelos próprios beneficiários do programa, composto por água aromatizada, bolos, pães de mel e salgados recheados.

Termos de compromisso

Por fim, os 242 beneficiários assinaram os termos de compromisso e responsabilidade do POT Redenção e receberam uma cartilha de boas-vindas ao Programa Redenção. A nova turma está apta para atuar nas regiões de Bom Retiro, Ermelino Matarazzo, Campo Belo, Heliópolis e Brasilândia, sendo responsáveis por atividades voltadas às áreas de higienização e limpeza, jardinagem, reciclagem, gastronomia, serviços e reparos, entre outros. Cada participante recebe uma bolsa-auxílio mensal de R$ 848,35 para 20 horas semanais, sendo quatro horas por dia. O vínculo inicial é de 12 meses de atividades, que pode ser estendido pelo mesmo período uma única vez.

Gradativamente, o programa insere novos participantes, com até 600 beneficiários simultaneamente. Para ingressar no POT Redenção o interessado deve morar na cidade de São Paulo há pelo menos dois anos; estar desempregado há quatro meses e não receber benefícios do Governo, como o seguro desemprego; ter renda familiar igual ou menor que meio salário mínimo; documentos regularizados (CPF, RG, carteira de trabalho); capacidade de exercer atividades laborais; e estar acolhido nos SIATs – Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica II e III.

O beneficiário Isamar Soares, de 48 anos, ingressou no POT Redenção há menos de um mês e se mostrou grato pela oportunidade.

“Trabalhei por quase dez anos no setor de buffet e em restaurantes renomados. Tenho domínio da prática, porém, para poder me reinserir no mercado de trabalho, preciso de capacitação e qualificação, e é isso que estou recebendo no POT Redenção. Sou muito grato à oportunidade dada e espero em breve poder conquistar um emprego novamente”, declara.