Notícia na íntegra
Prefeitura investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos da cidade
À frente de um dos maiores cronogramas de obras já estabelecidos na cidade, a Prefeitura de São Paulo inovou e tem investido de forma inédita no maior programa de recuperação e manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da capital. Com investimento de R$ 1,64 bilhão, a administração está trabalhando na recuperação de grandes estruturas por onde circulam diariamente 7 milhões de veículos. Desde 2021, já são 40 grandes obras finalizadas, além de 58 em execução e outras 25 acabam de ser incluídas num processo que somará intervenções em 390 unidades durante toda a gestão.
Também já foram publicadas as licitações para intervenções em 33 pontes, viadutos ou túneis e estão em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 198 unidades estruturais. Ao mesmo tempo em que realiza as obras, a Prefeitura está intensificando as vistorias mais detalhadas nessas estruturas em toda a cidade. Desde 2021, já foram feitas inspeções especiais em 312 estruturas. Até o final do ano que vem serão executadas inspeções especiais em 644 unidades estruturais.
O trabalho, que acontece em todas as regiões da cidade, consiste numa série de importantes intervenções, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As obras vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares. Já foram corrigidos, apenas de 2021 para cá, mais de 50 mil metros de fissuras e substituição de mais de 2 mil metros de juntas de dilatação, que são espaçamentos que permitem a expansão térmica natural das placas de concreto. Para a realização dos trabalhos, foram utilizados 300 aparelhos de suporte para sustentar os pilares durante as intervenções. Além disso, foi feita a pintura de 60 mil metros quadrados de pontes, viadutos, túneis e passarelas.
Em uma cidade com 12 milhões de habitantes e uma das maiores frotas do mundo, a recuperação e manutenção dessas estruturas são fundamentais para proporcionar maior segurança para a população, além de melhorar a fluidez do tráfego, por reduzir congestionamentos e contribuir para a mobilidade urbana.
“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras.
O programa de ações preventivas e corretivas também gera economia de recursos públicos, além de garantir o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram 7.250 empregos diretos e 36.250 indiretos até 2024, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio.
“Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro.
Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões no programa. Entre 2023 e 2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a gestão municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.
Vistorias minuciosas
De acordo com diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi, para realizar cada obra são levados em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam para sua recuperação, após o diagnóstico dos problemas específicos. Segundo ele, são avaliados problemas como ruptura de concreto, buracos no concreto, umidade e irregularidades, “É observada, principalmente, a sustentação das pontes. É um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, disse.
As equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificam os problemas e propõem as soluções adequadas para cada caso.
A Prefeitura também vem fazendo um mapeamento para cadastrar todas essas estruturas, conhecidas na engenharia como Obras de Arte Especiais (OAEs), em toda a cidade. Já foram cadastradas 1.100 estruturas.
Clique aqui para acessar o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.
Inspeções especiais
O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para identificar possíveis problemas. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anormalidades, para iniciar a recuperação, se necessário.
A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança.
Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:
Obras concluídas (40 locais):
- Pontilhão Jacu-Pêssego
- Ponte do Limão
- Viaduto Gazeta do Ipiranga
- Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )
- Pontilhão na pista central da Marginal Tietê
- Viaduto Luis Eduardo Magalhães
- Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
- Ponte do Piqueri
- Ponte Domingos Franciulli Netto
- Viaduto Pires do Rio
- Complexo Mackenzie
- Complexo Viário Aurélio Batista Félix
- Viaduto T5 – Marginal Pinheiros
- Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão
- Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
- Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
- Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
- Ponte da Casa Verde
- Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
- Pontilhão – Av. Edu Chaves
- Túnel Max Feffer
- Ponte Comunidade Húngara
- Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati
- Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
- Pontilhão - Travessa Dança da Canoa
- Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé
- Ponte da Freguesia do Ó
- Viaduto Engenheiro Alberto Badra
- Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
- Pontilhão - Av. Jardim Japão
- Viaduto Diário Popular
- Viaduto Bresser
- Ponte da Casa Verde
- Túnel Janio Quadros
- Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco
- Viaduto Elias Nagib Briem
- Ponte Freguesia do Ó
- Viaduto Elevado do Glicério
- Viaduto Imigrantes
- Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)
Obras em execução (41 locais):
- Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano
- Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
- Viaduto Gazeta do Ipiranga
- Ponte das Bandeiras
- Túnel Fernando Vieira de Melo
- Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
- Expresso Tiradentes
- Viaduto Domingos Franciulli Netto
- Pontilhão e recomposição do viário - Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima
- Viaduto Imigrantes
- Viaduto Cap. Pacheco e Chaves
- Ponte Giovanni Boccati
- Ponte Júlio de Mesquita Neto
- Ponte Transamérica
- Viaduto dos Bandeirantes
- Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno
- Viaduto Antônio Abdo
- Viaduto Nove de Julho
- Ponte Bernadino D’áuria
- Viaduto Carlos Ferraci
- Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
- Viaduto Gal. Milton Tavares
- Viaduto Naor Guelfi
- Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
- Viaduto Beneficência Portuguesa
- Ponte Engenheiro Ary Torres
- Viaduto Gal. Marcondes Salgado
- Viaduto Paraíso
- Viaduto Sumaré
- Viaduto Doutor Arnaldo
- Complexo Viário Jacu-Pêssego
- Viaduto Carlito Maia
- Ponte Aricanduva
- Complexo Aurélio Batista
- Ponte Senador José Ermínio
- Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho
- Viaduto Jabaquara
- Viaduto Arapuã
- Viaduto Santa Efigênia
- Viaduto 25 de Março
- Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola)
Obras em contratação (25 locais)
- Complexo Saad
- Viaduto dos Imigrantes
- Viaduto Olavo Fontoura
- Ponte Anhembi
- Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha)
- Viaduto Martinho Prado
- Viaduto Dr. Eusébio Stevaux
- Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré
- Viaduto Antonio Nakashima
- Complexo Padre Adelino
- Passarela Ciccillo Matarazzo
- Viaduto João Julião C. Aguiar
- Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2)
- Viaduto Doutor Plínio de Queiroz
- Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
- Viaduto Dona Paulina
- Viaduto Austregésilo de Athayde
- Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie
- Ponte Bernardo Goldfarb
- Viaduto Armando Puglisi
- Viaduto Condessa de São Joaquim
- Ponte da Vila Guilherme
- Ponte da Avenida Santos Dumont
- Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer - Ayrton Senna
- Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Obras em licitação (22 locais)
- Viaduto Mofarrej
- Viaduto Domingos de Moraes
- Viaduto Jose Colassuonno
- Viaduto Honestino M. Guimarães
- Viaduto Frederico Eduardo Mayr
- Ponte Transamérica
- Viaduto Pedro de Toledo
- Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
- Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar
- Viaduto Santo Amaro
- Viaduto dos Bandeirantes
- Ponte Vitorino Goulart da Silva
- Viaduto Eng. Orlando Murgel
- Complexo Viário Maria Maluf
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
- Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
- Viaduto Dona Mora Guimarães
- Viaduto Doutor João Tranchesi
- Passarela Professor Doutor Emílio Athié
- Viaduto Guadalajara
- Viaduto Dona Matilde
- Viaduto Washington Luiz
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