Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022 | Horário: 11:19

Prefeitura presta atendimento médico, social e de direitos humanos no 2º mutirão pró população em situação de rua

Serão oferecidos pelo menos 30 serviços na ação coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3a. Região (TRF3), que ainda terá o apoio da SEME e da Subprefeitura da Sé

A Prefeitura de São Paulo participa do 2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo - Pop Rua Jud Sampa, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) nos dias 21, 22 e 23 de novembro, das 9 às 15 horas, na Praça da Sé, Centro. A ação contará com participação de instituições do poder público federal, estadual e municipal, bem como com organizações da sociedade civil, para oferecer diversos serviços a pessoas em situação de rua e moradores da região.

A força tarefa envolve três eixos: atendimento assistencial e de saúde; cidadania - com a expedição de documentos e a regularização de cadastros; e judicial, com atendimento jurídico pelas instituições parceiras, para a garantia de acesso à Justiça, com propositura de ações e atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais. Serão oferecidos cerca de 30 serviços, com participação de mais de 40 entidades. “O trabalho em rede oferecido pelo mutirão é fundamental para ampliar o atendimento a essa população”, afirma o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá atuar com suas equipes que normalmente atendem as pessoas em situação de rua, em especial, do Consultório na Rua, para orientação e vacinação. Serão oferecidos testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite, vacinação contra Covid-19, aferição de pressão arterial, orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas e saúde bucal.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atuará com equipes especializadas com a população em situação de rua e com unidade móvel para cadastros no CAD ÚNICO.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) oferecerá unidades móveis de atendimento a mulheres vítimas de violência, população LGBTQI+ e imigrantes e com a equipe do Programa Vidas no Centro.  Por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) serão fornecidos materiais e serviços necessários para a infraestrutura do evento.

A Subprefeitura da Sé será responsável pela limpeza no local antes, durante e depois da ação. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) disponibilizará wi-fi para uso dos participantes a fim de garantir a emissão de documentos nos dias do evento e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Haverá orientação jurídica para possíveis demandas judiciais, com participação de advogados (voluntários e públicos), estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores e procuradores da república e servidores públicos. No local poderão ser esclarecidas dúvidas sobre benefícios previdenciários, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, etc.

As ações incluem emissão de documentos, cadastro e atualização em programas sociais; requerimentos de benefícios do INSS.

Pop Rua Jud Sampa

O “Pop Rua Jud Sampa” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.  O ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como, a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.

O “1º Pop Rua Jud Sampa”, aconteceu entre os dias 15 e 17 de março deste ano. A edição atendeu mais de 8 mil pessoas entre os dias 15 e 17/3. No período, foram distribuídas mais de 10 mil marmitas e aplicadas, pela Prefeitura de São Paulo, cerca de 300 vacinas.

Serviço:
Pop Rua Jud Sampa