Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016 | Horário: 14:53

Prefeitura promove série de shows em homenagem ao Dia Nacional do Samba

Programação acontece até o dia 11 de dezembro e contará com as apresentações de Thobias da Vai-Vai, Luciana Mello, Simoninha e o bloco Ilu Obá de Min

Até o próximo dia 11 de dezembro, a cidade de São Paulo terá uma programação cultural especial em homenagem ao Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro. Shows de nomes importantes da cena do samba paulista acontecerão em diversos locais da cidade, incluindo as Casas de Cultura e a Avenida Paulista. Todas as apresentações serão gratuitas.

No próximo domingo (27), a Paulista será palco de diversos shows com a presença de grupos como @migas do Samba, Yebo, Inimigos do Batente, Samba da Vela e as sambistas Tia Cida e Graça Braga. Já no dia 29, a Vitrine da Dança, no Centro Cultural Olido, recebe os shows de Yvsom Pessoa e Douglas Germano; e o Teatro Leopoldo Fróes abriga um show especial do Samba Delas.

A programação se estende pelo mês de dezembro, com apresentações em diversas regiões da cidade. No dia 3, o Centro Cultural da Juventude, recebe o show do Samba da Feira. Na mesma data, o Teatro Alfredo Mesquita conta com a apresentação do grupo Comunidade Maria Zélia.

Já no domingo, 4 de dezembro, a Avenida Paulista volta a ser palco do samba, com shows de Thobias da Vai-Vai, Germano Mathias, Jongo do Quilombo Tamandaré, Moisés da Rocha, Oswaldinho da Cuíca, Tias Baianas Paulistas, Tomando Partido Paulista, Samba de Bumbo de Pirapora, Comunidade Mª Cursi, Dodô Andrade e Duda Ribeiro. O encerramento do dia fica por conta de um cortejo com as Escolas de Samba Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Peruche e Nenê de Vila Matilde.

Para saber a programação completa de comemoração do Dia Nacional do Samba, clique aqui.

Reconhecimento
No próximo domingo, dia 27 de novembro, é comemorado o centenário do samba no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao registro da música “Pelo telefone”, de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, na Biblioteca Nacional, em 1916.

Em 2014, o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) também reconheceu o Samba Urbano Paulistano como patrimônio imaterial da cidade.