Domingo, 1 de Outubro de 2023 | Horário: 08:46

Programa Ruas abertas começa neste domingo (1º) na Liberdade

Quatro vias ficarão abertas para circulação de pedestres, das 9h às 20h

Atualizado em 20 de outubro

Começa neste domingo (1º), das 9h às 16h, a implantação do Programa Ruas Abertas Liberdade no tradicional bairro da região central da capital. A partir dessa data, quatro vias públicas da região ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres, São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).

Para a definição das ruas participantes, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), realizou estudos para entender as dinâmicas do território, como horários de pico de uso de pedestres e vocação de cada trecho das vias, além de identificar os principais desafios para a implementação do projeto. Também participaram da ação a CET, Subprefeitura Sé, Adesampa, Secretaria Municipal de Esportes e o comitê Todos Pelo Centro.

A iniciativa começou a ser desenvolvida em abril deste ano e a implantação do projeto tem caráter experimental neste início de operação, podendo passar por ajustes, caso seja necessário.

O Ruas Abertas Liberdade é uma iniciativa do município que prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como atrativo turístico e comercial.

O projeto está previsto para ser implementado em duas etapas. A primeira, a ser iniciada no domingo (1º), consiste na abertura de ruas para pedestres aos domingos e feriados, com apoio da CET para o monitoramento do tráfego de veículos. A segunda etapa, ainda em desenvolvimento, prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na Liberdade, região central da cidade, em 1º de outubro, das 9h às 20h, para realização do Ruas Abertas Liberdade.

Interdições

•  Rua dos Estudantes, entre Avenida Liberdade e Rua da Glória;
  •  Rua Galvão Bueno, entre Rua Américo de Campos e Praça da Liberdade;
  •  Rua dos Aflitos;
  •  Rua Américo de Campos, entre as ruas da Glória e Galvão Bueno;

Alternativas

• Rua dos Estudantes: seguir pela Avenida Liberdade e Rua da Glória;
  • Rua Galvão Bueno: seguir pela Rua Américo de Campos, Avenida Liberdade e - Rua da Glória;
  • Rua Américo de Campos: seguir pelas ruas da Glória, Barão de Iguape e Galvão Bueno;

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.

Recomendações

• Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Resgate do valor histórico e cultural.

O bairro da Liberdade tem um valor histórico e cultural representativo para a cidade de São Paulo, e o Ruas Abertas Liberdade busca valorizar essa memória. Sua história remonta ao século XVIII, com uma ocupação predominantemente negra e indígena. Ao longo do século XX houve intensa migração da população japonesa, tornando-se a maior concentração de japoneses fora do Japão. Houve, também, migração de chineses e coreanos. Ou seja, o bairro possui grande diversidade cultural, que estabelece forte atrativo turístico e comercial para a região.

Ruas Abertas Paulista

Desde 2016, a Avenida Paulista integra o Programa Ruas Abertas. Aos domingos e feriados, as duas pistas da via são fechadas das 8h às 16h para o tráfego de veículos e tornam-se um grande espaço de lazer para a população.