Notícia na íntegra

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022 | Horário: 18:34
Compartilhe:

Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica III Penha recebe os primeiros beneficiários

Ex-frequentadores de locais de uso aberto de drogas chegam à etapa final de obtenção de autonomia e ressocialização.

Inaugurado em 13 de setembro, o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) III Penha completa um mês de atividades e já conta com 30 beneficiários. Depois de saírem da cena de uso aberto de álcool e outras drogas e passarem pelo SIAT II – Acolhimento Temporário, os novos conviventes do equipamento chegam à fase final de obtenção de autonomia e passam a contar com capacitação profissional para dar início ao retorno à sociedade.

“O serviço está maravilhoso”, comemora Jonatas Daniel Pozzo Leite, psicólogo especialista em Gestão de Saúde Pública e Neuropsicologia e coordenador do equipamento. “A inauguração foi muito emocionante. Cada novo beneficiário que chega ao SIAT III é uma grande vitória.” Ele conta que nos próximos dias, outras cinco pessoas serão inseridas, completando 35 das 50 vagas disponíveis no SIAT III Penha.

“A impressão ao chegar foi a melhor possível”, relata o convivente José Maurício Ferreira, de 48 anos, que chegou ao equipamento no dia 03 de outubro vindo do SIAT II Glicério. “Tudo muito bem organizado, aqui me sinto mais cidadão.” Ele acrescenta que estar mais distante da região do Glicério também tem feito muito bem. “Aqui já estou até pensando em retomar os estudos e fazer uma faculdade.” Ele finaliza parabenizando as equipes do SIAT e o Programa Redenção: “este é um trabalho excelente, que nos ajuda muito”.

Programa

O Programa Redenção, instituído pelo Decreto Municipal n° 58.760, no âmbito da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, Lei Municipal n° 17.089, de 2019, é uma política pública que envolve ações integradas de atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional como estratégias para o tratamento de dependentes químicos que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O acolhimento e o tratamento se dão majoritariamente por meio do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica - SIAT. Este serviço está dividido em três categorias: SIAT I, SIAT II e SIAT III, a depender do nível de autonomia do usuário. Há outros equipamentos e serviços que também compõem o Programa Redenção.

“Entre os beneficiários do SIAT III, mais de 90% não retornam à Cracolândia e mais de 60% desenvolvem renda própria ou retomam contato e vínculo com a família. São resultados expressivos que mostram o grande valor deste equipamento”, afirma Alexis Vargas, Secretário Executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de São Paulo.

As ações do Programa também envolvem o monitoramento e ações de inteligência em segurança pública, requalificação do espaço urbano e ações de zeladoria urbana.

Saiba mais sobre o Programa Redenção aqui 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn