Notícia na íntegra

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 | Horário: 14:15
Compartilhe:

Após vistoria do Contru e dos Bombeiros, Prefeitura não autoriza realização de show de Roberto Carlos na Arena Pacaembu por falta de segurança

Decisão ocorreu após análise conjunta do Contru, órgão municipal, e do Corpo de Bombeiros 

Após vistoria e análise de documentação nesta sexta-feira (19) que apontou uma série de irregularidades que colocam a segurança do público em risco, a Prefeitura não autorizou a realização do show do cantor Roberto Carlos, programado para esta noite, na Arena Pacaembu.  

“Precisamos ter a segurança, sempre, como prioridade. Diante dos laudos emitidos pelos Bombeiros e pelo próprio Contru, seria uma irresponsabilidade manter o show de hoje. Infelizmente, o evento teve de ser cancelado em razão do risco apontado nas vistorias. Torcemos para que o espetáculo possa ser realizado em breve, depois de a concessionária sanar as irregularidades", esclarece o prefeito Ricardo Nunes.

A decisão da Prefeitura foi tomada após a comprovação de falta de itens indispensáveis para a segurança durante vistoria conjunta dos Bombeiros e Contru, órgão municipal que atesta justamente a segurança de edificações. Representantes da empresa responsável pela concessão do Pacaembu também acompanharam os testes em que foi constatado não haver condições para a realização do evento. 

Há irregularidades como falta de saídas de emergência obstruídas e não concluídas; sinalização de rotas de fuga inexistente; escadas pressurizadas inoperantes; portas das saídas de emergência sem barras antipânico; sistema de detecção de incêndio inoperante. No laudo, o Corpo de Bombeiros afirma ainda que nem “sequer foi apresentado Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP), contendo as devidas medidas de segurança contra incêndio, destarte em total desconformidade com o contido no artigo 27 do Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco no Estado de São Paulo”. 

Houve também determinação da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de que a Prefeitura adotasse todas as medidas administrativas cabíveis para que sejam proibidas quaisquer realizações de eventos no espaço Pago Hall, no segundo subsolo da Arena Pacaembu. Com base nisso, a Subprefeitura da Sé notificou a empresa responsável pelo espaço de que não deverá realizar o evento e que deverá “adotar todas as medidas para que não haja prejuízo ao público e aos munícipes, comunicando a não realização do show e todas as providências que adotará para cumprir o determinado pela municipalidade”. 

Veja apontamentos do Contru:  
Itens não atendido(s)
-representar hidrantes no projeto  
-representar rotas de fuga e entra do evento  
-apresentar atestado de conclusão de obras, que o evento estará conforme projeto apresentado  
-apresentar atestado constando que haverá isolamento para as áreas não objeto do processo  
-representar o Lounge no Processo.  
-apresentar atestado dos equipamentos de transporte atualizado.  
-apresentar declaração esclarecendo como será feita acessibilidade no evento 

Veja apontamentos dos Bombeiros: 
a. Saídas de emergência obstruídas e não concluídas; 
b. Sinalização de rotas de fuga inexistente; 
c. Escadas pressurizadas inoperantes; 
d. Portas das saídas de emergência não possuem barras antipânico; 
e. Sistema de detecção de incêndio inoperante; 
f. Sistema de controle de fumaça deficiente; 
g. Diversos extintores faltantes; 
h. Quebra de compartimentação em diversos locais; e 
i. Piso irregular e inacabado, devido a obra. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn