Notícia na íntegra

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:08
Compartilhe:

Capital tem final de manhã com chuvas isoladas

Os termômetros marcam 28,2°C em média

Manhã de sexta-feira (20) termina com aumento de nuvens, sol, calor e chuvas isoladas na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo os termômetros marcam 28,2°C em média. A máxima pode chegar aos 28°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 61% e pode marcar até 55% nas próximas horas.

Devido a aproximação de uma frente fria o tempo na capital paulista já apresenta mudanças. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva isolada e leve no extremo da Zona Sul, se deslocando para São Bernardo do Campo. Já nos municípios de Cajamar, Franco da Rocha e Francisco Morato, chove forte. Essas instabilidades têm deslocamento para a Zona Norte de São Paulo.

Essas chuvas que atuam de forma isolada passam a ser generalizadas nas próximas horas. Há potencial para precipitação de moderada a forte intensidade, que virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda eventual de granizo. Este cenário aumenta o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos da capital e Região Metropolitana. 

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que dezembro acumulou até o momento 55,4mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9mm esperados para o mês.

Tendência para os próximos dias:

No sábado (21), início oficial do verão às 06h21, horário de Brasília, o sistema frontal já deverá estar no litoral de São Paulo, o que mantém o tempo instável e chuvoso no decorrer do dia. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e a máxima não deve superar os 25°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.

No domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e a máxima por volta dos 25°C no período da tarde. A umidade do ar estará elevada, com valores entre 70% e 95%.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn