Notícia na íntegra
100 dias após assinar a Declaração de Paris, São Paulo integra publicação internacional de enfrentamento às mudanças climáticas
Em 22 de abril, comemoração do Dia Mundial da Terra, o prefeito Bruno Covas integrou um editorial que reforça o compromisso das cidades com as diretrizes do Acordo de Paris e com a redução das emissões de carbono, em uma iniciativa coordenada pela Prefeitura de Paris.
O artigo foi publicado no jornal francês "Libération" e no portal espanhol “La Vanguardia”. O documento coloca as cidades no centro das discussões sobre o impacto das mudanças climáticas no mundo e faz um apelo para que as partes interessadas cumpram os seus compromissos globais com o meio ambiente.
A ação integra parte de um movimento iniciado em dezembro de 2020, quando São Paulo e outras cidades participaram do evento “Zero Carbon Forum”. Com o objetivo de reunir cidades e atores internacionais comprometidos com o combate às mudanças climáticas, em uma solenidade promovida pela Prefeitura de Paris (França).
A presença da cidade de São Paulo foi articulada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura, com a participação, por vídeo, do prefeito Bruno Covas na abertura da segunda sessão do evento, intitulada “Urban Solution Speeder”.
Além da capital paulista, a sessão reuniu os prefeitos Andy Burnham da Grande Manchester (Reino Unido), Giuseppe Sala de Milão (Itália) e Manuel de Araujo de Quelimane (Moçambique), e do chefe de Políticas Urbanas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Soo-Jim Kim. A ação foi mediada pela vice-prefeita de Paris, Celia Blauel, encarregada do plano Prospective Paris 2030, além de iniciativas em resiliência urbana.
Em 17 de março de 2021, a cidade de São Paulo aderiu à Declaração de Paris. Lançado em 11 de dezembro de 2020, esse acordo reafirma o compromisso com a redução maciça das emissões de carbono até 2050. A Declaração de Paris foi elaborada pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, e pelo prefeito de Los Angeles (Estados Unidos), Eric Garcetti, via Council of European Municipalities and Regions (CEMR) e outras redes de governo local e regional do Fórum Zéro Carbone.
Até o momento, 84 cidades aderiram à Declaração. A cidade de São Paulo foi convidada a fazer parte do pacto após a participação do prefeito Bruno Covas no evento internacional Zero Carbon Forum, reunião organizada pela prefeitura de Paris em comemoração aos cinco anos do Acordo Climático de Paris.
A relação completa das cidades que assinam o editorial está a seguir:
1. Kóstas Bakoyánnis, Prefeito de Atenas
2. Ada Colau, Prefeita de Barcelona
3. Claudia Lopez, Prefeita de Bogotá
4. Dieudonné Bantsimba, Prefeito de Brazzaville
5. Gergely Karácsony, Prefeito de Budapeste
6. Horacio Rodríguez Larreta, Prefeito de Buenos Aires
7. Soham El Wardini, Prefeito de Dakar
8. Thomas Westphal, Prefeito de Dortmund
9. Stefano Bonaccini, Presidente da Região Emilia-Romagna
10. Dario Nardella, Prefeito de Florença
11. Sami Kanaan, Prefeito de Genebra
12. Susan Aitken, Líder do Conselho Municipal de Glasgow
13. Dr. Einat Kalisch-Rotem, Prefeita de Haifa
14. Jan Vapaavuori, Prefeito de Helsinque
15. Grégoire Junod, Prefeito de Lausanne
16. Willy Demeyer, Prefeito de Liège
17. Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
18. Zoran Jankovic, Prefeito de Liubliana
19. Andy Burnham, Prefeito da Grande Manchester
20. Giuseppe Sala, Prefeito de Milão
21. Maxime Prévot, Prefeito de Namur
22. Dagur Eggertsson, Prefeito de Reykjavik
23. Mārtiņš Staķis, Prefeito de Riga
24. Bruno Covas, Prefeito de São Paulo
25. Yuriko Koike, Governadora de Tóquio
26. Joan Ribo, Prefeito de Valência
27. Rafał Trzaskowski, Prefeito de Varsóvia
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk