Notícia na íntegra
Capital já realizou mais de dois milhões de atendimentos odontológicos nos últimos dois anos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 2.049.185 atendimentos odontológicos entre 2020 e novembro de 2021, sendo 1.030.927 consultas e procedimentos em 2020 e 1.018.258 em 2021. O programa de Saúde Bucal da administração municipal abrange todas as regiões da capital com atendimento inicial pela rede básica, que promove os encaminhamentos para realização das diferentes especialidades.
Quem precisa desse atendimento deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde receberá as orientações sobre as datas para realização das triagens de risco odontológico para lesões de cárie, doença periodontal (problemas gengivais) e tecidos moles (risco de lesões cancerizáveis). Após a triagem, dependendo do grau de risco, esse paciente deverá entrar no tratamento.
Responsável pela Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS, a doutora Marta Lopes de Paula Cipriano explica que em uma média de cinco consultas esse paciente deverá receber alta. “Num período de 30 a 40 dias os pacientes que iniciaram o tratamento devem receber alta”, afirmou.
Os pacientes sem situações de risco recebem orientações educativas sobre higienização e forma correta de escovação, uso de fio dental e, se for necessário, uma aplicação de flúor, devendo retornar para uma nova triagem dentro de seis meses.
Segundo a doutora, é recomendado que as pessoas procurem as unidades de Saúde mais próximas de suas residências, mas, caso não seja possível, elas também podem procurar os serviços próximos do seu local de trabalho. “O ideal é que procurem a unidade mais próxima da residência pois trabalhamos com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o conhecimento do território com os agentes de Saúde fazendo visitas. Mas, se você trabalha o dia inteiro e não consegue tempo para ser atendido na sua unidade, também poderá ser atendido na unidade mais próxima do seu local de trabalho”, explica.
Atualmente, 424 UBSs contam com serviços de odontologia. Lá são realizados todos os procedimentos clínicos básicos, tais como restaurações, exodontias, tratamento periodontal básico e fluorterapia.
Caso seja necessário, os pacientes também podem ser encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de sua região para outros tratamentos por meio da plataforma SIGA. Unidades de média complexidade, esses serviços também estão aptos a receber pacientes com necessidades especiais oferecendo atendimento odontológico em diversas especialidades como periodontia, endodontia, prótese, ortodontia preventiva/interceptativa, cirurgia oral menor e estomatologia.
“Para o atendimento de urgência odontológica, uma emergência, os pacientes também podem ser atendidos nas UBSs, em qualquer horário, ou procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), Pronto Atendimento (PA) e Pronto Socorro (PS)”, orienta a doutora Marta Lopes de Paula Cipriano.
Consulte a página Busca Saúde e veja a unidade de Saúde mais próxima.
Prótese dentária
Entendendo que a prótese dentária faz parte da Atenção Básica, a SMS iniciou em outubro de 2020 a confecção de próteses parciais removíveis e próteses totais nas UBSs. Anteriormente, as próteses eram realizadas somente nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), pelos protesistas.
“Fizemos a aquisição de instrumentais específicos para esse atendimento e nossos profissionais estão sendo capacitados de forma on-line com professores da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)”, explica a responsável pela Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS. “Nossos profissionais da Atenção Básica estão muito mais capacitados e seguros para fornecer um atendimento de qualidade para os nossos usuários”, completou.
Com a ampliação das atividades, nos CEOs são realizadas atualmente próteses totais, parciais removíveis, adesivas e fixas de até três elementos. Já as UBSs realizam próteses totais e próteses parciais removíveis.
Sorriso novo
O avanço das possibilidades de atendimento relacionados à saúde bucal na rede pública tem propiciado a elevação da autoestima de diversas pessoas que, até mesmo, desconheciam os serviços que são ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que vão desde os mais simples, como uma aplicação de flúor, até os mais complexos.
Esse é o caso de Márcia Maria, que é atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre José de Anchieta, na Zona Leste da capital.
Com 48 anos, Márcia conta que extraiu boa parte dos dentes ao longo da vida por diversos problemas. “Fui perdendo os dentes e ficaram apenas alguns. Desde mocinha eu tratava em Postos de Saúde e também cheguei a utilizar a rede particular”, explicou.
“Chegou um período em que percebi que seria necessário colocar uma prótese, os dentes faziam falta. Eu morava em Hortolândia, interior de São Paulo, e lá eu nunca ouvi falar sobre esse tipo de tratamento na rede pública. O máximo era fazer uma obturação ou extrair, mais nada”, completa.
Tudo parecia difícil. Com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e uma série de dificuldades por conta da doença degenerativa, ela aguardava o recebimento de um benefício para verificar a possibilidade da colocação da prótese. Mas a realidade começou a mudar para Márcia após receber uma visita domiciliar de uma equipe de Saúde.
“Veio uma dentista que avaliou a minha boca e comentou sobre a necessidade da prótese e que eu iria ganhar. Não acreditei! Comentei com a doutora que estava aguardando receber o meu benefício para ver se conseguia fazer o processo no particular. Mas ela confirmou que fui contemplada”, disse.
O procedimento para colocação da prótese completa foi finalizado na primeira semana de dezembro. “Eu não tinha mais o prazer de sorrir. Agora estou com todos os dentes. Quem tem a necessidade deve ir atrás. Fui muito bem atendida pela equipe. Estou muito feliz e com sorriso de orelha a orelha”, finaliza.
Atendimento móvel
Em paralelo ao trabalho que é feito nas unidades fixas, a SMS também conta com cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e um ônibus para o atendimento de munícipes com maior vulnerabilidade, principalmente aqueles que estão em situação de rua.
Os veículos ficam em pontos de grande concentração da população em situação de rua, das 7h às 19h, em cada uma das seis Coordenadorias Regionais de Saúde.
“O atendimento é similar ao que é realizado nas UBSs. São feitas restaurações, limpeza, raspagem, exodontia, além da prótese. O ônibus fica na região central e as outras cinco coordenadorias têm uma van montada com um consultório odontológico dentro”, finaliza a doutora Marta Lopes de Paula Cipriano, responsável pela Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS.
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