Notícia na íntegra

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021 | Horário: 11:55
Compartilhe:

Central monitora clima e trânsito da cidade em tempo real

Em um mesmo espaço, meteorologistas, engenheiros e técnicos acompanham a situação de toda a cidade 24 horas por dia
1272879-Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Central de Controle Integrado

Um prédio localizado na Bela Vista, no centro da cidade, integra as centrais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O local reúne engenheiros e técnicos com o objetivo de acompanhar a situação de toda a cidade 24 horas por dia, todos os dias da semana. O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, esteve no local para conhecer o funcionamento da operação.

“Este é um órgão que tem prestado um serviço muito bom para a cidade, principalmente neste período de chuvas fortes, com o monitoramento e um sistema de alertas para as comunidades, integrado com a Defesa Civil. A ideia hoje foi ouvir os técnicos para podermos aprimorar ainda mais a comunicação, integrando os órgãos públicos com as comunidades”, disse o prefeito em exercício.

O local coleta as principais informações sobre o clima e o trânsito da capital, para subsidiar órgãos municipais, estaduais e a imprensa. O objetivo é articular ações para diminuir o tempo de resposta aos impactos das ocorrências que acontecem por toda a cidade, como acidentes, alagamentos e manifestações. 

A Central de Operações da CET foi inaugurada em 1982, quando os primeiros semáforos coordenados por computador foram implantamos na cidade. Hoje, o local monitora a operação da CET no sistema viário da cidade, realiza a coordenação da comunicação com as equipes operacionais em campo, sobre ocorrências de trânsito e transporte, monitoramento e registro das condições de circulação do sistema viário. Por meio de uma interface com as equipes operacionais da CET, a Central consegue atuar em todas as regiões da cidade. 

O prédio também abriga a central do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital, órgão criado em novembro de 1999, responsável  pelo monitoramento das condições meteorológicas na cidade, como chuvas, temperaturas e umidade relativa do ar.  

“Hoje o CGE atua dentro de um plano preventivo em conjunto com a Defesa Civil, que chamamos Chuvas de Verão. É um plano que já está em atividade, onde a Prefeitura reúne os diversos órgãos que atuam diretamente junto à população”, disse o engenheiro e gerente do CGE, Hassan Barakat.

Desde a sua implantação, o CGE formou um vasto histórico de dados meteorológicos, que auxiliam não só os órgãos ligados à Prefeitura, mas também estudantes, pesquisadores, imprensa, munícipes e demais órgãos nacionais.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn