Notícia na íntegra

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016 | Horário: 12:51
Compartilhe:

Haddad recebe prefeito de Amsterdã para conversa sobre políticas urbanas

Durante encontro, governantes conversaram sobre os principais desafios na gestão de uma cidade, abordando temas como mobilidade urbana, saúde e descarte de resíduos sólidos
1429748-Café-da-manhã com o Prefeito de Amsterdã, Eberhard Edzard van der Laan

Atualizado às 19h11 do dia 20 de junho de 2016

O prefeito Fernando Haddad recebeu na manhã desta segunda-feira (20) o prefeito de Amsterdã, Eberhard Edzard van der Laan. Durante o encontro, eles conversaram sobre os desafios para se governar uma capital, destacando que, apesar das diferenças culturais e de dimensão, São Paulo e Amsterdã enfrentam questões comuns.

Um dos temas abordados foi a criação de alternativas em busca de melhorar a mobilidade urbana. O prefeito da capital holandesa destacou os avanços nesta área com um sistema de compartilhamento de carros elétricos, que incluiu a instalação de pontos de recarga de bateria em toda a cidade. “Também acredito que a expansão do compartilhamento para bicicletas possa melhorar ainda mais a mobilidade urbana em Amsterdã. Um dos problemas que enfrentamos atualmente é a falta de espaços para estacionamento de bicicletas. Pensem nisso enquanto estiverem expandido as ciclovias”, disse ele. Atualmente, São Paulo tem 414,5 quilômetros de ciclovias, dos quais 317,6 quilômetros foram implementados desde 2014, com 715 paraciclos e 80 bicicletários públicos. Em Amsterdã, metade da população se locomove de bicicleta e só a estação central de trem comporta mais de 8 mil bikes.


O prefeito Fernando Haddad explicou que houve grande avanço na diversificação de modais e que ações como a redução do limite de velocidade, a implementação de faixas exclusivas para ônibus e a expansão expressiva das ciclovias ajudaram a melhorar o trânsito da cidade. “Realizamos diversos investimentos relacionados à melhora da mobilidade urbana. Antes, São Paulo era a 7ª cidade com pior trânsito do mundo, segundo ranking que avalia 300 cidades. Hoje, caímos para a 58º posição. Um avanço conquistado em apenas dois anos”, explicou Haddad. Com relação ao sistema de compartilhamento de viagens na capital paulista, recentemente a Prefeitura regulamentou o sistema de transporte individual de passageiros por aplicativos e estabeleceu, por meio de Decreto publicado na semana passada, um bônus para incentivar o compartilhamento de viagens.

O prefeito de São Paulo também falou sobre a importância do novo Plano Diretor Estratégico, que, entre outros pontos, planeja o crescimento da cidade em torno dos eixos de mobilidade, como corredores de ônibus e estações do metrô ou trem. “Tínhamos um Plano Diretor, mas ele não tratava a fundo sobre todos os problemas do sistema urbano da cidade”, disse. O novo PDE estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano de São Paulo para os próximos 15 anos e foi reconhecido pela ONU Habitat.


Além disso, Haddad falou que grande parte dos problemas de São Paulo pode ser resolvido ou ao menos minimizado com uma mudança de comportamento da sociedade perante o espaço público e o cuidado com a cidade. Um dos exemplos é o descarte dos resíduos sólidos, que causa muito problema quando feito de forma incorreta. “O sistema de coleta de lixo de São Paulo é ótimo. O que precisamos é conscientizar melhor a população sobre como tratar os resíduos sólidos. Existe muito descarte nas ruas. É preciso uma mudança de comportamento”, avaliou ele.

Na Holanda, o prefeito de Amsterdã afirmou que grande parte dos resíduos domésticos é separado pela própria população, havendo estímulos para que o cidadão tenha consciência sobre o descarte correto de seu lixo.

Maiores Desafios
Ainda durante o encontro, o prefeito de Amsterdã, Eberhard Edzard van der Laan, afirmou que um dos maiores desafios de todas as cidades da Europa é com relação ao terrorismo. “Todas as capitais europeias estão sob ataque”, afirmou. Ele também destacou a questão turismo e o mercado imobiliário como grandes desafios para a cidade holandesa. “Pode parecer engraçado, mas o turismo é um problema em uma cidade pequena como Amsterdã. E a questão do mercado imobiliário que, com o número de empresas internacionais que estão chegando, encarece a vida e a moradia na cidade”, disse Eberhard Edzard van der Laan.

Já para São Paulo, o prefeito Fernando Haddad afirmou que um dos grandes desafios é com relação à saúde. “O sistema brasileiro de saúde é universal. Ou seja, ele tem que estar disponível para atender a todos os cidadãos, de todas as cidades. Um dos grandes desafios nesse campo é garantir o atendimento e a qualidade”, disse Haddad. O capital paulista conseguiu alguns avanços na Saúde desde 2013, a exemplo da inauguração de 24 Hospitais Dia da Rede Hora Certa – entre unidades fixas, modulares e unidades hospitalares –, que de 2014 a 2016 aumentam mais de mil por cento o número de cirurgias mensais. Além disso, a gestão já entregou um novo hospital e tem mais dois em construção, que juntos vão garantir mais mil leitos para a cidade.

De Braços Abertos
O prefeito de Amsterdã visitou ainda a tenda do De Braços Abertos, na região da Luz, porta de entrada do programa. No local, os beneficiários têm acesso a banho quente, lavanderia, atividades culturais e artísticas, além de assistência social e de saúde. Iniciado em janeiro de 2014, o De Braços Abertos é um programa de redução de danos, que oferece moradia em hotéis, oportunidade em frentes de trabalho e renda, além de alimentação e capacitação para mais de 450 dependentes químicos da região da Cracolândia.

Eberhard Edzard van der Laan estava acompanhado do cônsul-geral da Holanda em São Paulo, Cor Van Honk e do secretário municipal de Segurança Urbana e coordenador do De Braços Abertos, Benedito Mariano.Amsterdã é conhecida mundialmente pela tolerância com o usuário de drogas.

“Tínhamos em Amsterdã um problema semelhante que demoramos 20 anos para solucionar. Toda longa jornada começa com o primeiro passo. Para o sucesso da ação é preciso conexão entre os atendidos e os agentes envolvidos”, disse o prefeito da capital holandesa.

Para o secretário, é muito importante que o mundo tome conhecimento dos avanços obtidos pelo programa. O prefeito anunciou na última quinta-feira (16) a ampliação do programa em mais 500 vagas, após resultados positivos em pesquisa internacional. “É uma troca de experiência. No início do mês estivemos no Canadá, onde aprendemos bastante. Em maio recebemos uma comitiva de prefeitos chilenos. O sucesso do De Braços Abertos está sendo reconhecido mundo afora”, afirmou Mariano.

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn