Notícia na íntegra
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é especializado no tratamento de crianças com fissura labiopalatina
A cidade de São Paulo conta com uma unidade de saúde referência no atendimento integral à criança com fissura labiopalatina. É o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), localizado no bairro da Bela Vista, Centro da capital, mantido pela Prefeitura e administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ) já recebeu mais de mil novos casos dessa malformação. Em 2022 lá foram atendidas 128 crianças. No mesmo período foram realizadas 1.889 cirurgias nessa unidade hospitalar, 187 delas também no ano anterior.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a fissura labiopalatina atinge 1 em cada 650 nascidos vivos no país. Trata-se de uma má-formação congênita (alterações estruturais e funcionais ocorridas durante o desenvolvimento do feto), que compromete lábios e palato, o céu da boca, e está relacionada a fatores genéticos e ambientais combinados, apresentando desde cicatriz labial até fissura labiopalatina completa.
Tratamento multiprofissional
A criança com fissura labiopalatina deve ter acompanhamento médico regular desde o nascimento. No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é disponibilizado tratamento baseado em uma linha multiprofissional de cuidados. Entre eles destaca-se a recuperação das funções como fala, respiração, alimentação e dentição.
As mães que fazem o acompanhamento na rede municipal de saúde, por meio do programa Mãe Paulistana, podem ter acesso ao diagnóstico no pré-natal, dependendo do tamanho da fissura. Após o nascimento o bebê é encaminhado para tratamento assistido por uma equipe formada por pediatra, otorrinolaringologista, cirurgiões plásticos, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, enfermeira e assistente social, que atuarão de modo integrado.
A primeira consulta, agendada no Hospital Menino Jesus, acontece quando o bebê sai da maternidade. A família receberá orientações sobre amamentação e higiene bucal, além de um tratamento planejado e desenvolvido de forma personalizada.
Acompanhamento contínuo
A criança receberá tratamento até a idade adulta, com toda a equipe multiprofissional. Após as cirurgias primárias para a recuperação estética e funcional, realizadas entre 6 e 24 meses de vida, são executadas outras intervenções para devolver a função do palato e da fala, além do enxerto ósseo e outras cirurgias secundárias.
Sobre o Mãe Paulistana
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa Mãe Paulistana realiza o acompanhamento de gestantes e crianças até os dois anos de vida. Por meio dele já foram atendidas mais de 500 mil mulheres nos últimos seis anos. Atualmente, faz o acompanhamento de 51 mil gestantes na capital.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk