Notícia na íntegra
Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica III Ermelino Matarazzo completa três anos de atividades
O Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) III Ermelino Matarazzo há três anos acolhe e transforma a vida de pessoas que sofrem por consequência do uso abusivo de álcool e outras drogas e que viviam em situação de vulnerabilidade ou risco social, em sua maioria, na região da Cracolândia. O equipamento faz parte do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo e, desde agosto de 2020, coleciona histórias daqueles que aceitaram o tratamento e viram suas vidas se transformarem para melhor.
A categoria III do SIAT é um estágio avançado do tratamento que acolhe cada pessoa por até dois anos. Os beneficiários chegam ao local após encaminhamento das equipes e recebem acompanhamento integral e capacitação profissional. Esta é a terceira e última fase da ressocialização, após a abordagem e a passagem pelo SIAT II (acolhimento temporário).
A estrutura do SIAT III Ermelino Matarazzo conta com suítes que acomodam dois beneficiários por dormitórios, cozinha, refeitório, espaço de inclusão digital e área externa com horta, mesas de jogos, brinquedoteca e quadra poliesportiva. Neste espaço, há uma atenção especial para a retomada de vínculo familiar, profissionalização e estímulo à autonomia dos acolhidos. Eles realizam seus tratamentos nas unidades da rede de saúde próximas ao SIAT (Unidade Básica de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial) e têm a oportunidade de realizar requalificação profissional no Programa Operação Trabalho (POT Redenção), com bolsa de R$ 923,95.
Implementada em Ermelino Matarazzo, Zona Leste, nestes três anos a unidade já acolheu 133 beneficiários e promoveu saídas qualificadas. “Tivemos a oportunidade de protagonizar muitas histórias, reencontros entre pais, filhos e familiares em geral, retomada aos estudos, à autonomia e, sobretudo, à dignidade humana”, relata a Coordenadora do SIAT III, Raquel Machado.
O fortalecimento de vínculos familiares e a construção de novos vínculos dentro e fora do equipamento é parte importante do processo de reintegração social e de retomada da autonomia dos beneficiários. Edmar Carvalho dos Santos, 58, que morou no SIAT III Ermelino Matarazzo por dois anos, encontrou no afeto a motivação para pensar em novos planos de vida, desde que conheceu, no segundo ano de seu tratamento, a namorada Dolores. Hoje, morando juntos, trabalham com entregas e juntam as economias para se mudar para a Europa, onde um dos filhos de Dolores reside. “Precisava do tratamento, sozinho não conseguiria”, afirma o ex-beneficiário do Programa Redenção. “Nosso maior recurso é o vínculo e nossa maior tecnologia é o afeto. Assim, acreditamos na ascensão humana, no resgate da cidadania e na certeza de ressignificar a própria história”, complementa a coordenadora Raquel Machado.
Durante os três anos de atividade, o SIAT III Ermelino Matarazzo realizou diversas ações de lazer e conscientização entre os beneficiários, promovendo a integração como parte do tratamento. Entre as atividades estão o “Encontro de Homens pelo fim da violência contra a mulher”, em março de 2023, a participação em desfiles de carnaval, visitas a museus, oficinas de artesanato e práticas culinárias. As atividades deste e dos demais equipamentos do Programa Redenção estão registradas nos informes mensais, publicados neste link.
“O SIAT é o caminho para a mudança, mudei aqui como pessoa”; “Agradeço à casa pelo tempo de acolhimento. Fui atendido em todas as necessidades”; "Lugar onde tive oportunidades boas de trabalho"; "Os profissionais sempre me atendiam bem e até em momentos que pensei em desistir, eles estavam ali para me ajudar". Estes são alguns dos comentários deixados por beneficiários do SIAT III Ermelino Matarazzo no questionário “SIAT III pelo olhar do/a beneficiário/a”, que é respondido ao final do acolhimento.
Sobre o programa
O Programa Redenção integra ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). Por meio destas ações, o Programa oferece mais de 1.000 vagas de acolhimento e tratamento.
Outro importante eixo do Programa é o Programa Operação Trabalho (POT) Redenção, que oferece capacitação e reinserção ao mercado de trabalho aos beneficiários. Em 2023, as vagas do POT Redenção foram ampliadas de 600 para 1.000. Neste ano, até o mês de maio, 1.465 pessoas já foram beneficiadas pelo POT. Destas, 230 foram inseridas no mercado de trabalho, 85 obtiveram moradia autônoma e 90 retornaram ao convívio familiar.
“Após três anos de trabalho é possível afirmar a consolidação do Programa Redenção como uma Política Pública eficiente, à medida que os objetivos vêm sendo atingidos com resultados expressivos”, finaliza Raquel. O SIAT III conta atualmente com quatro unidades pela cidade, em Ermelino Matarazzo, na Penha, Brasilândia e Heliópolis.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk