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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Solicitar estudo para alteração de itinerário ou ponto inicial/final

O QUE É 
É o serviço para solicitar que seja feito um estudo e análise para alterar o trajeto ou o ponto inicial ou final da linha de ônibus.
QUANDO SOLICITAR
Quando deseja sugerir alteração do itinerário ou do ponto inicial ou final de uma linha de ônibus, quando entender que a mudança beneficiará os usuários.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitar o serviço:

- Informe no formulário o endereço que deseja que seja feito o estudo; 
- Informe o assunto: alteração do percurso, alteração do ponto inicial ou final ou reavaliação de alteração realizada na linha; 

- Número e/ou nome da linha;
- Data da ocorrência - Informe quando notou que é necessária a alteração. Lembre-se que não é necessário saber a data exata; 

- Texto resumido explicando as vantagens da alteração proposta - Escreva no campo “Descrição”. 

PRAZO MÁXIMO 

20 dias para análise e resposta. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Telefônico:
Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;
4) A equipe da SPTrans irá analisar a solicitação;
5) Anote o protocolo do atendimento. Com ele, você poderá acompanhar as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui);

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a conclusão do seu pedido.
Telefônico:
1) Ligue 156 e informe que deseja solicitar que seja feita uma análise para alterar o percurso ou o ponto inicial ou final de uma linha de ônibus;
2) A equipe da SPTrans irá analisar o pedido;
3) Anote o protocolo do atendimento. Com ele, você poderá acompanhar as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode acompanhar o andamento do processo, ligando para a Central de Atendimento 156 e informando o número de protocolo;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a conclusão do seu pedido.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241/11 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 13/06/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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