Notícia na íntegra
Utilidade Pública: Tendas localizadas nas cinco regiões da capital são opção para o munícipe descansar e enfrentar altas temperaturas
Para ajudar a população a enfrentar os dias de muito calor, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), disponibiliza dez tendas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade. Os espaços contam com temperaturas amenas, cadeiras e ventiladores para o cidadão descansar e se refrescar. Com funcionamento das 10h às 16h, os locais oferecem garrafas de água, suco e água de livre consumo em bebedouros disponibilizados pela Sabesp.
Os munícipes recebem ainda orientações quanto aos cuidados necessários com os animais em dias de calor intenso e potes de água para os pets. (Veja os endereços das tendas logo abaixo). A Operação Altas Temperaturas (OAT) está em funcionamento desde o dia 8 de setembro e seguirá em atividade quando a temperatura ou sensação térmica atinge 32ºC ou mais conforme os parâmetros e médias do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Balanço OAT
Desde o início da ação até as 16h de quarta-feira (25), o balanço da Operação Altas Temperaturas (OAT) aponta que foram realizados 399.840 atendimentos, 869.880 itens distribuídos, sendo 682.953 garrafas de água, 98.502 sucos e 82,816 copos de água consumidos dos bebedouros disponibilizados pela Sabesp.
Além disso, 956 pessoas foram atendidas com seus pets e receberam orientações sobre cuidados com o calor intenso; 1.069 animais foram atendidos e foram distribuídos 816 potinhos com água.
Orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também prestam atendimento nas tendas e, nas ruas da cidade, intensificam o trabalho de busca ativa, oferecendo acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamentos para outras demandas apresentadas.
Outras ações
A administração tem adotado uma série de medidas para aumentar o cuidado com a população em relação à qualidade do ar e aos dias quentes. A Prefeitura já liberou R$ 5 milhões para reforçar os equipamentos de atendimento assistencial, além de aumentar os estoques de soro fisiológico nas unidades de Saúde.
A Prefeitura também destinou recursos para a compra de umidificadores de ar nas regiões da Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa Verde, Cachoeirinha, Vila Medeiros, São Lucas, Sapopemba, São Rafael, M’Boi Mirim e Jardim ngela.
A Prefeitura já havia publicado um decreto no último dia 7 de agosto em que implanta um plano de contingência para situações de baixa umidade. O documento reforça o papel de diferentes organismos do município para atendimento da população no enfrentamento da baixa umidade do ar.
Endereço das tendas
Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Rua Dr. Luiz Ayres, s/n, junto ao metrô Itaquera); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk