Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 5 de Novembro de 2024 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Centro de Referência do Idoso recebe os Jogos Municipais da Terceira Idade

Chamado de Festival CRECI, o evento contou com oito modalidades e mais de 450 participantes
Grupo de idosos forma uma plateia para acompanhar os jogos

Por: Arthur Silvestre

Em uma sociedade onde pessoas mais velhas são estigmatizadas e até desencorajadas a se manter ativas física e socialmente, os Jogos Municipais da Melhor Idade (JOMI) são uma oportunidade de vivenciar o esporte e, a camaradagem e a socialização para idosos de diversos lugares de São Paulo.  

O Centro de Referência do Idoso (CRECI) sediou o ‘Festival CRECI’, esta que foi a primeira de cinco edições do JOMI que acontecerão na capital. As cinco regiões da cidade serão contempladas com uma edição regional dos jogos. As duas próximas serão realizadas no dia 22 no CERET, no bairro do Tatuapé, na zona Leste, e no dia 29, no Jardim São Paulo, na zona norte, em local a ser definido. A quarta e a quinta edições estão previstas para acontecer entre fevereiro e março do próximo ano.

Mais de 450 pessoas participaram, com a inscrição sendo feita na hora, de maneira simplificada, para que ninguém deixasse de participar. Foram disputadas oito modalidades, como buraco, truco, tênis de mesa, dança de salão, entre outros, com cada competidor podendo concorrer em mais de uma categoria.

Dinéia Mendes de Araújo, é coordenadora do JOMI e Assessora Técnica da pessoa idosa na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), ela considera a parceria com a assistência social fundamental para a realização dos jogos: “Parte do nosso trabalho é conseguir tirar a pessoa idosa da situação de sedentarismo, tirar ela do sofá e colocá-la em movimento, e os serviços da SMADS já colaboram nisso, seja nos 94 Núcleos de Convivência do Idoso ou em demais serviços da cidade”.

Além de estimular a socialização, a prática regular de exercícios físicos oferece uma série de benefícios significativos para a saúde de pessoas idosas, promovendo a manutenção da autonomia, da qualidade de vida e do bem-estar geral. Uma rotina de atividades físicas ajuda a melhorar a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a resistência cardiovascular, o que contribui para a prevenção de quedas e fraturas, problemas comuns nessa faixa etária. Além disso, o exercício reduz o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão, e doenças cardíacas, além do efeito positivo sobre a saúde mental, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão. 

Atleta e garota propaganda do JOMI, Meire da Silva (64), é medalhista em natação e carateca. Para ela, os participantes aproveitam ao máximo o evento. "O CRECI como evento de abertura dos festivais em São Paulo, está uma festa, uma alegria, espetacular, a todo vapor, muitas pessoas da melhor idade participando com muita alegria". 

Meire posa em frente ao banner do JOMI - Foto: Bianca Lopes/SMADS

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos quase 38 milhões de idosos no país, somente 24%, cerca de 9 milhões, praticam algum tipo de atividade física no Brasil. O dado reforça a importância de incentivar o hábito de atividades como caminhadas, alongamentos e exercícios de fortalecimento. Estudos também demonstram que idosos que se exercitam regularmente têm maior longevidade e melhor capacidade funcional, o que lhes permite manter uma vida mais independente e ativa.

Centro de Referência do Idoso

O CRECI, localizado no Vale do Anhangabaú, é um espaço que tem como principal objetivo proporcionar atividades dinâmicas, debates e palestras que resgatem as relações de convivência entre pessoas idosas. Atualmente conta com 540 idosos inscritos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, e atende idosos acima de 60 anos. Os encaminhamentos são feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território. 

collections
Galeria de imagens