Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 1 de Novembro de 2024 | Horário: 18:30
Compartilhe:

Prefeitura encerra Operação Baixas Temperaturas 2024 com mais de 1,3 milhão de atendimentos

Nos dias mais frios do ano, foram distribuídos cobertores, sopas e chás, e foram intensificadas as abordagens de rua e ampliado o número de vagas na rede de acolhimento

Por: Giulia Rodrigues

A Prefeitura de São Paulo finaliza mais um ano de Operação Baixas Temperaturas (OBT). A ação, implantada por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), intensificou o atendimento à população em situação de vulnerabilidade. De 27 de maio até 31 de outubro, último dia de operação, foram contabilizados mais de 1,3 milhão de atendimentos e distribuídos mais de 2,5 milhões de itens.   

Atenta às mudanças bruscas de temperatura, no dia 30 de abril, a gestão municipal publicou a portaria intersecretarial 514/2024, que estabeleceu o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas.  Organizada conjuntamente pelas Secretarias de Segurança Urbana (SMSU), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a operação prevê ações para amenizar o impacto do frio intenso, sempre que os termômetros ou a sensação térmica atingem 13°C ou menos, de acordo com os parâmetros e médias do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).   

Durante o período de OBT, foram instaladas 10 tendas em locais estratégicos das cinco regiões da cidade para atender a população em situação de rua. As estruturas funcionavam das 18h à 0h, com entrega de bebidas quentes, alimentos e cobertores. Foram distribuídos 398.804 sopas, 432.039 pães, 290.073 chocolates quentes, 187.514 chás e 1.179.647 águas. Além disso, durante a operação, foram entregues 159.743 cobertores nas tendas e nas abordagens feitas nas ruas da cidade. Os dez pontos contaram, ainda, com profissionais da assistência social e da saúde que ficaram à disposição da população, realizando escuta qualificada e o encaminhamento dos que aceitavam seguir para um serviço de acolhimento.


  Foto: Acervo Secretaria Especial de Comunicação (SECOM)

Marcelo Filho, de 40 anos, foi um dos atendidos na OBT. Ele contou que vive em situação de rua há mais de 10 anos, e que já teve vagas fixas em diversos serviços da rede socioassistencial, mas, como tem dificuldades de se adaptar às regras dos Centros de Acolhida, prefere utilizar apenas os serviços de pernoite. “As tendas são uma verdadeira salvação durante o frio. Todos conseguem se alimentar e ainda temos transporte que nos leva para o acolhimento. Mesmo quem prefere ficar na rua, a Prefeitura não deixa ninguém desamparado. As equipes passam por aqui, trazem cobertores e agasalhos, e oferecem todo o auxílio, caso precisemos de algo mais”, disse.  

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuaram nas tendas, que foram especialmente adaptadas para a prestação do atendimento necessário à população vulnerável e dos animais companheiros dessas pessoas. Além da vacinação dos atendidos, os pets também receberam atenção, com alimentação, vermifugação, microchipagem e emissão do Registro Geral do Animal (RGA). Ao todo, 5.015 pets foram atendidos.   

Nos 5 meses de operação, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) contou com o acréscimo de cerca de 200 orientadores, que intensificaram as abordagens de rua nos territórios da cidade. Durante o trabalho de busca ativa, foram feitas 123.052 abordagens. Toda a operação registrou 164.255 acolhimentos. Para aqueles que recusaram a oferta de acolhimento, foram entregues cobertores para ajudar a enfrentar o frio.   

"Executar uma operação como essa reafirma o compromisso dessa gestão em cuidar de gente e com as políticas públicas de assistência social. Trabalhamos sempre para amparar nossos cidadãos”, disse a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos. “Nosso foco sempre é garantir que as pessoas em situação de rua tenham acolhimento, segurança e dignidade, independentemente da estação do ano. A mobilização e dedicação das nossas equipes foram fundamentais para ampliar o atendimento e os serviços, proporcionando escuta e acolhimento de qualidade.”

collections
Galeria de imagens