Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Prefeitura entrega novo ILPI na zona norte
Texto e fotos: Breno Lopes
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), ampliou a rede de atendimento aos idosos em situação de vulnerabilidade social, com a inauguração do 19º Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da capital. O ILPI “Pipas Amarelo” foi inaugurado em 30 de setembro, na Vila Maria, zona norte.
O serviço acolhe senhores e senhoras a partir dos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, que possuem diferentes necessidades e graus de dependência. O equipamento funciona em um imóvel com sete quartos, preparados para receber até 30 pessoas.
Presente na abertura, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos, ressaltou a satisfação em aumentar a rede de apoio àqueles que foram por tanto tempo, pilares da nossa sociedade.
“Me alegra muito inaugurar mais um serviço para a população idosa, na zona norte. O que mais me anima, é saber que esse é um lugar de esperança e transformação, que dá oportunidade ao acolhido no seu dia a dia, de reestabelecer a autonomia e reencontrar o prazer na vida, de ter a chance de vivê-la do jeito que quer e merece.”
O espaço possui também sala de TV e jogos, uma sala de enfermagem, uma sala para os técnicos, uma sala para atendimento psicológico, seis banheiros adaptados, cozinha e refeitório. Além disso, o serviço oferta atividades de leitura e música, pluralidade cultural, artes visuais e manuais, aulas de autocuidado, ética e cidadania, e uma oficina de jogos lúcidos e cooperativos para os atendidos.
Olga Ortolão, de 96 anos, uma das atendidas do ILPI, destacou o quanto gosta do local. “Adoro esse lugar! Eu gosto de todos os meus amigos, eles viraram minha família. No começo fui me acostumando e depois, me adaptei as atividades do serviço. A que eu mais gosto é pintar a unha. Trabalhei desde os 11 anos da minha vida, agora é hora de descansar”. Expressou
Os ILPIs visam contribuir para restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa e restabelecer vínculos familiares e sociais, além de incentivá-los a resgatar a autonomia.
O gerente do equipamento, Weslley Sales ressaltou a relevância e o impacto do serviço na região. “Está sendo de extrema importância, tanto que a própria população ao entorno, está vindo agradecer a gente aqui no portão, traz doações e querem conhecer o local. Estão supercontentes com o espaço, falam que realmente precisava, e a Vila Maria é um centro que tem muitos idosos, então eles amaram ter o serviço aqui.”
O ILPI “Pipas Amarelo” é administrado em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brasileira de Pipas, com repasse mensal de R$ 186.734,85, e está localizado à Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131.
Rede Socioassistencial
A cidade de São Paulo conta com 19 Institutos de Longa Permanência para Idosos, que totalizam 720 vagas. Os ILPIs oferecem acolhimento para idosos em vulnerabilidade social, que sofrem risco pessoal e social e apresentam dependência e fragilidade física ou cognitiva. Os encaminhamentos são feitos através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), ou através de demanda encaminhada por outros serviços.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk