Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 2 de Janeiro de 2012 | Horário: 16:02
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Serviço Atende bate recorde no transporte de passageiros especiais

O Serviço Atende está próximo de completar 16 anos de atividade, que beneficia usuários com deficiência física com alto grau de severidade, transportando mais de 110 mil pessoas por mês, o que significa novos recordes a cada ano que passa. O transporte coletivo de São Paulo tem frota superior a 15 mil ônibus, que atende cerca de 6 milhões de passageiros por dia. No total, mais de 3,9 mil veículos são acessíveis para receber usuários em cadeira de rodas.

O Serviço de Atendimento Especial, ou simplesmente Atende, está próximo de completar 16 anos de atividades prestadas a usuários com deficiência física com alto grau de severidade, transportando mais de 110 mil pessoas por mês, o que significa novos recordes a cada ano que passa. O Atende funciona das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.

 

Trata-se de uma modalidade de transporte gratuito “porta a porta”, com regulamento e orçamento próprios, destinado exclusivamente a pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida severamente comprometida, incapazes de se locomover com autonomia em outros tipos de transporte público. O Atende destina-se principalmente a pessoas que passam por reabilitação, tratamento de saúde e educação.

 

Criado em maio de 1996, ele é referência no serviço às pessoas especiais em todo o País. A frota de veículos adaptados cresceu de 35, em 1996, época do início de suas operações, para 372, no momento, que realizam mais de um milhão de viagens por ano, percorrendo cerca de 1,2 milhão de quilômetros e beneficiando cerca de 100 mil passageiros por mês.

 

A São Paulo Transportes S.A. (SPTrans) gerencia o serviço, sendo responsável pelo planejamento, organização e fiscalização. Já a operação compete às empresas que mantêm a concessão do transporte coletivo na Cidade. A totalidade da frota é adaptada para as necessidades diferenciadas de seus usuários, com qualidade, conforto e segurança.

 

Os interessados no serviço precisam fazer a inscrição, com a apresentação de documentos que indiquem a existência ou não do perfil exigido. Esse processo deve ser iniciado em um dos 23 postos de atendimento distribuídos pela Cidade ou acessando o site www.sptrans.com.br.

 

Nos fins de semana, o serviço presta atendimento no transporte de usuários para atividades de esportes e lazer. O pedido precisa ser feito, no mínimo, com uma semana de antecedência. O Atende presta serviço de transporte ainda em eventos culturais e esportivos, como o Carnaval, Fórmula Indy, Feira Reatech (maior feira do segmento) e Virada Esportiva, dentre outros.

 

Para garantir a qualidade desse atendimento, os motoristas passam por um treinamento antes de ser incorporados ao serviço. O curso ensina a prática operacional do veículo, as dificuldades no trato de usuários com deficiência e o atendimento adequado a cada tipo de necessidade. Após esse curso, os condutores passam ainda por nova etapa de preparação, em que ficam três semanas sob orientação de um operador mais experiente. Depois de cumprir todo esse roteiro de treinamento, o motorista é considerado apto para fazer parte do Serviço Atende.

 

Tido como referência, esse serviço inspirou a adoção do modelo de transporte adaptado em outras cidades brasileiras, como Campinas, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Guaratinguetá, Vitória (ES), Uberlândia e Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Blumenau e Joinville (SC), Goiania (GO), Manaus (AM), Aracaju (SE) e Recife (PE).

 

Veículos acessíveis na frota de ônibus da Cidade

 

São Paulo tem uma frota de mais de 15 mil ônibus e microônibus de transporte coletivo em circulação, que atendem a cerca de 6 milhões de passageiros por dia. Entre eles, são mais de 3,9 mil veículos acessíveis para receber usuários em cadeira de rodas.

 

Em média, existem cinco ônibus acessíveis em cada uma das 1.300 linhas de São Paulo - todas contam com pelo menos um desses veículos. A empresa que operar uma linha sem pelo menos um ônibus acessível será multada. A SPTrans fiscaliza esse tipo de infração por meio de monitoramento via GPS instalado nos ônibus e também com as equipes de fiscalização de campo.

 

Desde 2009, todos os veículos novos incorporados à frota são dotados de algum tipo de acessibilidade, para atender os cerca de 250 mil pessoas que possuem o Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência.

 

O projeto das linhas estruturais e dos corredores contempla equipamentos e veículos que garantem a acessibilidade, maior comodidade e minimização de obstáculos físicos. A concepção do veículo prevê rebaixamento do compartimento de passageiros, eliminando degraus nas portas, sem comprometer a distância da carroceria ao solo.

 

A aplicação de rampas junto às portas nesse tipo de veículo permite o embarque mais ágil e confortável para pessoas com deficiência. A altura do piso do veículo em relação ao solo diminuiu pela ação dos sistemas de suspensão, facilitando ainda mais o acesso ao veículo.

 

No interior, há espaços reservados e apropriados para cadeira de rodas, equipados com cintos de segurança, que garantem conforto ao usuário durante a viagem.

 

Outros veículos tipo Padron são equipados com plataformas de elevação ou outro sistema que garanta a acessibilidade de pessoas com deficiência. Veículos articulados estão passando por estudos para garantir embarque em nível ou por plataforma de elevação.

 

Veículos de menor porte e capacidade de transporte, do tipo mini e micro-ônibus, são projetados e dotados de acomodações internas e equipamentos que garantem a acessibilidade.

 

 

 

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