Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Besta é tu - Animais & Literatura

Bate-papo discute discute obras literárias que vão buscar inspiração no mundo animal

Nesta quarta, presencial e gratuito, no auditório da Mário! Não é preciso se inscrever para participar. ?
?
O sucesso do livro “Escute as Feras”, recém-lançado em português, em que a autora francesa Nastassja Martin narra seu encontro com um urso, acendeu uma lâmpada para uma vertente literária também praticada no Brasil: a dos livros envolvendo animais, seja eles romances, ensaios ou bestiários.?
?
Como relacionar animais e palavras? A partir de quais perspectivas podemos escrever e ler obras que exploram o mundo animal, do qual também fazemos parte??
?
Neste evento, a Mário recebe para uma conversa sobre animais e literatura a poeta Ana Estaregui, autora de “Dança para Cavalos”, livro de poemas que nas palavras de Carol Rodrigues, curadora de literatura e performance da biblioteca, “coloca as pessoas nos mesmos verbos infinitivos das ações das plantas e dos animais”. Com ela conversam a especialista no tema Maria Esther Maciel, autora de "Pequena Enciclopédia dos Seres Comuns", e o cineasta Guarani Mbya Carlos Papá. A mediação é da jornalista e pesquisadora Maitê Freitas.?
?
Mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP, Ana Estaregui é autora dos livros "Chá de Jasmim", (2014) e "Coração de boi" (2016). Com o original de “Dança para Cavalos”, obra publicada neste ano no projeto Círculo de Poemas, recebeu o Prêmio Governo de Minas de Gerais de Literatura na categoria poesia. ?
?
Maria Esther Maciel é doutora em literatura comparada pela UFMG, onde é professora da área. Poeta, ficcionista e ensaísta, é autora de diversos livros, entre eles o romance “O Livro dos Nomes” (2008) e o ensaio “O Animal Escrito” (2008). ?
?
Habitante da aldeia do Rio Silveira, Carlos Papá é cineasta e líder espiritual dos Guarani Mbyia. Profundo conhecedor da relação do seu povo com a contação de histórias, busca transmitir esses saberes às novas gerações de indígenas. Papá é conselheiro do Instituto Maracá e representante da comissão Guarani Yvy rupa.

Maitê Freitas é doutoranda em mudança social e participação política e mestra em estudos culturais, ambos pela USP. Ensaísta, jornalista e gestora cultural, é idealizadora da plataforma Samba Sampa, coordenadora executiva da Editora Oralituras e colaboradora na websérie “Empoderadas”. Participou de diversas coletâneas literárias, como autora e editora.