Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Centros Esportivos possibilitam que mães e filhos compartilhem o amor pelo esporte
Praticar esporte de forma gratuita traz benefícios tanto para a saúde física e mental quanto para o bem-estar coletivo. Com aulas e atividades esportivas oferecidas sem custo, como acontece nos 46 Centros Esportivos da capital, mais pessoas conseguem incluir o esporte na rotina e quando essa prática é feita ao lado de familiares, o impacto pode ser ainda mais positivo.
Em comemoração ao Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) conta a história de munícipes frequentadoras de Centros Esportivos da capital que compartilham com os filhos o amor pelo esporte e pela atividade física. A prática de uma mesma modalidade por mães e filhos, nesse sentido, acaba se tornando uma forma de aumentar a conexão entre eles, assim como o tempo que passam juntos.
No CE Jardim Sabará, localizado na zona sul de São Paulo, foi a hidroginástica que trouxe de volta a qualidade de vida de Maria de Lourdes Silva, de 81 anos, e de Giane Giacomo, de 57 anos. Frequentadora do CE há mais de 20 anos, Maria de Lourdes conta que participar semanalmente das aulas auxiliou na recuperação da fratura que sofreu na patela em 2013 e, por isso, aconselha que mais mães façam como ela e busquem as aulas gratuitas dos equipamentos esportivos da SEME.
Já Giane foi influenciada pela mãe e começou a participar das aulas há mais de 10 anos para tratar a artrose do joelho esquerdo, prática que lhe trouxe benefícios: “A hidroginástica ajuda muito na minha musculatura e está fazendo muito bem para a minha saúde.”, conta a munícipe. Além disso, ela afirma que passar mais este momento juntas fortaleceu os laços e aumentou o amor entre elas.
Em outra região da capital, desta vez na zona leste, o karatê atravessa gerações e conduz a vida de Andressa Alves, de 46 anos, e da filha Luiza Alves. Karateca há aproximadamente 26 anos, Andressa pratica a modalidade no CE Vila Curuçá desde 2019 e serviu de referência para a filha de 11 anos iniciar os treinamentos desde muito nova e com isso compartilharem a paixão pelo mesmo esporte: “Eu comecei a fazer karatê porque eu vi as medalhas e os troféus da minha mãe”, conta a filha.
Como são praticantes de karatê de alto nível, Andressa e Luiza competem juntas e já participaram de torneios como o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro, além do Karate Arnold Classic South America, conquistando medalha em todos eles. A cumplicidade de ambas durante os treinos trouxe harmonia entre elas, como afirma Andressa “Aquilo traz bastante energia positiva e força, porque vem de um amor totalmente diferente”.
A união entre elas e o karatê é tanta que a mãe acrescenta: “A gente nem precisa conversar que a gente já sabe o que uma está falando pra outra”.
Por fim, a munícipe Juliana Falcão compartilhou como é a relação dela e do filho Rafael Falcão com o vôlei no CE Cambuci. Confira no Instagram @semesportes a história deles e também a íntegra das outras duas entrevistas do quadro Mães que Inspiram.
Clique na capa de cada um dos vídeos e acompanhe:
Texto: Giovanna Lameiras | glameiras@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro | tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk