Hospital do Servidor Público Municipal

Terça-feira, 5 de Novembro de 2024 | Horário: 10:30
Compartilhe:

Descarte certo de grampos, clipes e papéis-toalha

Arte: Jéssika Amorim

Você sabia que clipes e grampos são considerados resíduos comuns? Então devo descartá-los no saco preto? NÃO! Por serem metais, estes resíduos devem ter um descarte separado dos demais.

Neste sentido, lembramos que uma das primeiras iniciativas de separação de resíduos para reciclagem feita no HSPM tem mais de 15 anos e foi a retirada dos grampos de grampeador dos papéis e clipes enferrujados. Ainda hoje conseguimos encontrar dentro de potinhos e garrafas PET, em alguns setores do hospital.  

Temos diversos colegas que não sabem que continuamos a fazer esta coleta, que é  ideal para estes materiais e os separa do lixo comum. Grampos podem perfurar os sacos plásticos pretos e até machucar os funcionários da coleta dos resíduos durante a manipulação e transporte dos sacos plásticos fechados, portanto, mais um motivo para realizar a separação correta deste resíduo.

Após recolhidos, os clipes e grampos são juntados com a sucata de ferro gerada pelo Departamento de Engenharia e Manutenção e vão para o reaproveitamento.

Então, convidamos os “ECO-legas”, que quiserem tomar mais uma atitude consciente, a passarem a guardar os grampinhos usados nos potinhos ou garrafas PET. Quando estiverem cheios, os materiais podem ser encaminhados à Seção de Zeladoria, localizada no térreo (área externa) .

Outra alteração no gerenciamento de resíduos do hospital é o descarte de papel toalha. A cooperativa que recolhe nossos resíduos recicláveis foi orientada pela Prefeitura a não reciclar os papéis-toalha e guardanapos, mesmo limpos, após secagem das mãos.

Portanto estes resíduos NÃO devem mais ser descartados na lixeira de reciclável e sim no comum, saco preto.

COMISSÃO GESTORA DE RESÍDUOS
HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

 


 

collections
Galeria de imagens