Hospital do Servidor Público Municipal
Primeiros socorros é tema de curso presencial
Os profissionais dos setores de Controle de Acesso, Comunicação, Matrícula, Administração e Alta, Internação e Visita, Manutenção, Informática, Ouvidoria, Almoxarifado, Farmácia, Telefonia, Marcenaria, Hidráulica, Pronto Socorro e Pronto Socorro Infantil do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) receberam treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP), em agosto. A enfermeira Amanda Vasques Pereira e a equipe de bombeiros civis, do HSPM, foram responsáveis pela apresentação e instrução do curso, direcionado a todos os servidores e funcionários do hospital. O curso é validado para fins de carreira e dispensa inscrições.
Com a utilização de bonecos que simulam pessoa adulta e criança, além de equipamentos como ambu (respirador manual) e máscara para reanimação, os bombeiros civis realizaram demonstrações de como proceder em casos de salvamento. Desde a identificação adequada de parada cardiorrespiratória, passando por técnicas de ventilação, compressão torácica, até o manejo de desfibrilador externo. Foram apresentadas manobras de RCP em adultos, crianças, bebês e gestantes, além de simulações individuais, em duplas e em equipe.
Além disso, foi abordado tratamento emergencial em situações de asfixia por obstrução das vias aéreas em adultos, crianças e bebês, bem como a identificação do retorno da circulação espontânea na vítima ou paciente. Os servidores puderam praticar todas as manobras de primeiros socorros que foram ensinadas e receberão certificado pela participação.
Os instrutores do curso visitarão todos os andares, oferecendo aulas, até novembro. A capacitação tem carga horária de duas horas e é oferecido pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento/Educação Continuada, em parceria com o Núcleo Especializado em Saúde do Trabalhador/Segurança do Trabalho (NEST) e a equipe de bombeiros civis do HSPM.
Servidores e Instrutores do Curso de Primeiros Socorros. Foto: Arquivo HSPM
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk