Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Um Dia ao Ar Livre

Selva de pedra? Nem tanto... Não falta verde a São Paulo, em parques como o Ibirapuera e o Cantareira

MANHÃ

Este roteiro, repleto de caminhadas em meio à natureza, pede roupas leves, boné e um calçado confortável. A primeira parada é o Pé no Parque (R. Inhambu, 240, tel. 5051-3376), que serve um café da manhã com várias opções naturais nos fins de semana e feriados. O restaurante fica a apenas 400 metros do portão 3 do Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n), uma das áreas de lazer mais queridas dos paulistanos. Para explorar esse colosso de 1 500 quilômetros quadrados, comece pelo Viveiro Manequinho Lopes, local que guarda as mudas das árvores e plantas que um dia vão embelezar as ruas da cidade. Depois de caminhar pelas pistas de cooper e de bicicleta ou fazer um piquenique na beira do lago, confira algumas das outras atrações do parque.

Entre as paradas obrigatórias, estão o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu AfroBrasil. Cheque também se é época de exposição na Oca ou na Bienal – que, duas vezes por ano, em janeiro e em junho, recebe os desfiles da São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda do país.

 

TARDE

Para almoçar em clima de natureza, vá até a Zona Norte e conheça o restaurante O Velhão/As Véia (Estr. de Santa Inês, 3000, tel. 4485-4195), cravado na Serra da Cantareira, que serve um variado bufê de saladas e pratos quentes. Ficou com vontade de caminhar? Ali perto, o Parque da Cantareira (R. do Horto, 1799, tel. 2203-0115) abriga uma das maiores áreas de mata tropical em uma região metropolitana. Além de trilhas e outros passeios, é lá que está o Mirante da Pedra Grande, com 1.010 metros de altura, de onde se tem uma bela vista da cidade. Também por ali fica o Horto Florestal (R. do Horto, 931, tel. 2231-8555), com 174 alqueires recortados por trilhas. O fim de tarde pode ser curtido ali mesmo, entre tucanos e outros bichos.

Se preferir mudar de cenário, vá até o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da capital, com 1 135 metros: o acesso é pela Rodovia Anhanguera, km 18. Outra opção é a Praça do Pôr do Sol (R. Diógenes Ribeiro de Lima), em Pinheiros, onde famílias e casais se encontram para admirar uma bela vista da Zona Oeste.

 

NOITE

Ali próximo, na Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios de São Paulo, faça uma parada no Pé de Manga (R. Arapiraca, 152, tel. 3032-6068). O restaurante tem uma bela área ao ar livre, onde se podem comer porções e sanduíches. Outra opção é o Capim Santo (Al. Min. Rocha Azevedo, 471, tel. 3068-8486), nos Jardins, com pratos tradicionais da culinária brasileira, servidos em um ambiente agradável, cercado por árvores.

O Jockey Club (Av. Lineu de Paula Machado, 599, portão 6, tel. 2161-8300) também tem bons restaurantes ao ar livre, como o Mercearia São Roque, o Cânter e o Charlô. E, se for segunda-feira, você ainda se diverte assistindo a corridas de cavalo enquanto come.