Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Conjunto habitacional para passarinhos atrai e protege aves no Viveiro do Parque Ibirapuera
Foto: Divulgação
Dois casais de pássaros corruíras (Troglodytes musculus) acabam de inaugurar duas caixas-ninho no Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera. Há três meses foram instaladas 27 delas no local e agora começam a surgir os resultados. São minúsculas “unidades habitacionais”, feitas de bambu, que protegem as aves da chuva, dos ventos, da alta incidência solar e do ataque de predadores.
O projeto visa ofertar aos pássaros mais opções de nidificação (quando o pássaro constrói seu ninho). A iniciativa partiu da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE-3) e da equipe de manutenção da Divisão Técnica de Produção e Arborização (DEPAVE-2). As caixas-ninho foram dispostas na vertical e na horizontal, para atrair diferentes espécies de aves, com alturas variadas, entre 2 e 6 metros.
A equipe do DEPAVE-3 tem monitorado os ninhos semanalmente e em diferentes períodos do dia, utilizando binóculos para verificar se foi ocupado por algum animal.
Além dos dois casais de corruíras (Troglodytes musculus), uma terceira casa foi ocupada por abelhas sem ferrão, conhecidas como arapuás. Os ninhos não ocupados não são removidos, pois algumas aves precisam se habituar à sua presença. As caixas-ninho poderão ser exploradas e reconhecidas como locais seguros para nidificação, servindo também de abrigo ou refúgio, em situações adversas.
As corruíras são pequenos pássaros que habitam grande parte das Américas. São facilmente reconhecidas pela cor marrom e por seu canto extremamente alegre e melodioso.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk