Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Seminário: Pedagogia da Emergência
Criada em 2006 na Alemanha, a Pedagogia de Emergência atua a partir dos princípios Waldorf para reintegração psicológica e social com resultados positivos no Líbano, China, Gaza, Indonésia, Haiti, Quirguistão, Japão, Quênia, Curdistão-Iraque, Filipinas e Nepal.
Nos dias 15 e 16 de outubro, a organização sem fins lucrativos Pedagogia de Emergência no Brasil, em parceria com a UMAPAZ, a Prefeitura de São Paulo e a associação alemã Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners (Amigos da Arte de Educar) promove seminário com certificação destinado a professores, educadores, psicólogos, terapeutas, pedagogos, pais e interessados em geral para treinamento sobre abordagem de traumas crônicos e patologias sociais em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O Seminário será ministrado nas instalações da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A Pedagogia de Emergência aborda uma metodologia de apoio pedagógico preciso para crianças e jovens em áreas afetadas por conflitos armados, violência, abusos e desastres naturais. Ao redor do mundo, desastres naturais, guerras e violências fazem inúmeras vítimas todos os dias. Milhares de crianças e jovens vivenciam situações que com frequência as deixam seriamente traumatizados. Suas vidas mudam de rumo para sempre quando o incompreensível acontece e elas frequentemente precisam de ajuda para lidar com suas experiências.
No programa será oferecida uma ampliação do olhar para as condições de trauma, a fim de:
• buscar o estabelecimento psicológico de crianças e jovens em áreas afetadas por conflitos armados e desastres naturais;
• servir de apoio para lidar com experiências traumatizantes;
• compreender a fase da síndrome de estresse pós-traumático;
• introdução a métodos terapêuticos baseados nos conceitos da Pedagogia Waldorf;
• oferecer ferramentas para o alivio de distúrbios causados pelo stress pós-traumático e que estimulem processos autocurativos;
• ampliar a compreensão de como ajudar as vítimas a lidar com suas experiências.
O seminário trará uma visão clara sobre os aspectos da psicotraumatologia a partir do olhar antroposófico durante dois dias de atividades teóricas e práticas. Para as palestras, a Pedagogia de Emergência convida o fundador da metodologia, o professor alemão Bernd Ruf e já a frente das atividades práticas o projeto conta com o grupo brasileiro entre eles: Paulo Vicente, Bianca Maidlinger e Reinaldo Nascimento, que também integra o time internacional de Pedagogia de Emergência.
Breve histórico:
Durante a Guerra do Líbano, em 2006, o professor Bernd Ruf conviveu com crianças e jovens traumatizados em um campo de refugiados em Beirute e desenvolveu, com base na Pedagogia Waldorf, um currículo completo para a Pedagogia de Emergência.
O método tratou da recuperação psicológica de quinze adolescentes libaneses, cujos traumas os destacaram ante aos outros que conviviam na região. Durante a eclosão da Guerra do Líbano, o grupo de jovens participou do Festival Mundial da Juventude da UNESCO, em Stuttgart, durante a Copa do Mundo da FIFA 2006. Apesar do conflito local, as famílias dos jovens desejaram seu retorno ao Líbano. Os traumas da convivência violenta e da guerra induziram, assim, o primeiro projeto piloto de Pedagogia da Emergência no mundo.
Dias e horários:
15 de outubro de 2016, sábado, das 8h às 18h
16 de outubro de 2016, domingo, das 8h30 às 12h45
Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1258
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
Inscrições encerradas!
» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ
Como chegar na UMAPAZ:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk