Descrição
Hoje em dia a maior parte das pessoas vive nas cidades, e poucas ainda conhecem alguma constelação no céu. A história das grandes civilizações do passado (egípcios, babilônios, gregos, incas, astecas, etc.) mostra a importância dos ritmos astronômicos em todas as atividades cotidianas. Os tupis-guaranis conhecem e utilizam as fases da lua na caça, no plantio e no corte de madeira. Este conhecimento está desaparecendo, mas ainda se constatam resquícios da sabedoria camponesa no uso das fases da Lua na agricultura, silvicultura e manejo animal. Considerando que cada vez mais as pessoas estão conectadas ao celular e dependentes do GPS para seu ir e vir, a proposta deste minicurso é no sentido de resgatar as observações simples do movimento do Sol, nuvens, ventos, céu noturno (estrelas, Lua, planetas e constelações) que podem ser usados na navegação cotidiana em áreas urbanas e rurais. Neste minicurso, os recursos do planetário serão usados para simular o céu, e auxiliar a construção da bússola astronômica noturna.
Conteúdo Programático
1. Apresentação didática dos conceitos de dia e noite, estações, eclipses e fases da lua;
2. As constelações e estrelas de referência; Lua e planetas na navegação;
3. Como usar a bússola astronômica para se localizar? Encontrando os pontos cardeais pela observação do céu;
4. Montando uma bússola astronômica noturna;
5. Reconhecendo os pontos cardeais usando as estrelas, Lua e planetas no planetário e orientação de uso do programa Stellarium;
6. Vivência de observação e caminhada observando o céu noturno (caso a situação meteorológica possibilite);
7. Observação do céu noturno no Planetário.
Facilitação
Pedro Jovchelevich é engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ- USP). Fez especialização em Agricultura Biodinâmica pelo Instituto ELO/Universidade de Uberaba, UNIUBE. É mestre e doutor em Horticultura pela UNESP. Atualmente é gerente geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica; coordenador da OPAC-SPG - Associação Biodinamica - Sistema Participativo de Garantia Orgânico e Deméter; e coordenador dos projetos apoiados pelo Instituto Mahle: Casa de sementes, Iniciativa comercial de sementes, Biblioteca de sementes, Rede de agricultores do SPG e Plantas medicinais biodinâmicas.
Coordenação
Dinah Moreira Allen
Pedro Jovchelevich
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Recomendada para o público geral a partir de 12 anos.
Vagas: 30
Dias: 21/05/2023, domingo
Horário: 8h às 13h
Local: PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi
Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera
INSCREVER-SE