Infraestrutura Urbana e Obras

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016 | Horário: 13:07
Compartilhe:

SPObras entrega corredor M’Boi Mirim e população comemora melhoria no trânsito na região

A São Paulo Obras finalizou a requalificação do corredor M´Boi Mirim e os ônibus já circulam pela faixa exclusiva da esquerda, liberando a via e diminuindo o tempo de percurso

Ligando a região do M’Boi Mirim ao bairro de Santo Amaro, o corredor de ônibus M’Boi Mirim está em plena operação. A ligação exclusiva para ônibus se estende por oito quilômetros entre o Terminal Jardim Ângela e a estação de Transferência Vitor Manzini.

O novo corredor passa por importantes vias como: Alameda Santo Amaro, Av. Washington Luis (Praça Dom Francisco de Sousa), Rua José Barros Magaldi, Praça Dom Francisco de Sousa, Largo do Socorro, Av. Guarapiranga e Estrada do M’ Boi Mirim até a atual entrada do Terminal de Ônibus Jardim Ângela.

 
Corredor conta com faixa de concreto nos dois sentidos

São mais de 522 mil passageiros por dia que utilizam esse importante corredor, nas 72 linhas de ônibus que passam por ele.

Nos oito quilômetros do novo corredor toda a extensão da faixa da esquerda, nos dois sentidos, foi executada em concreto, indicado para resistir ao peso dos ônibus e ao tráfego intenso dos coletivos, além de sofrer menos com a corrosão advinda do vazamento de alguns fluidos e ter menor custo de manutenção. 


Novas paradas foram instaladas no canteiro central

 As paradas de ônibus foram todas transferidas para o canteiro central, o que evita aglomerações nos passeios e travamento nas vias. Elas contam agora com novos abrigos modernos e seguros, iluminados e construídos com materiais de alta performance. Esses novos equipamentos valorizam e embelezam a paisagem urbana. As paradas possuem acessibilidade plena com rampas de acesso, piso tátil e área reservada para cadeirantes, atendendo às normas vigentes. Para facilitar o embarque e desembarque, as novas paradas foram construídas com 28 centímetros de altura, ficando assim no mesmo patamar dos atuais ônibus de piso baixo, o que oferece mais conforto no embarque e desembarque. No total, corredor M´Boi Mirim conta com quinze paradas de ônibus.


As faixas destinadas ao tráfego dos veículos leves receberam novo asfalto

Localizado numa região de grande densidade demográfica, o Corredor M’Boi Mirim solucionou um grave problema de travamento de trânsito na região. Ao segregar os ônibus em apenas uma via, os carros ganharam mais velocidade e conforto, bem como os coletivos, que agora contam com faixa exclusiva e de ultrapassagem, o que dá maior fluidez ao tráfego.

As intervenções não se limitaram à faixa da esquerda. Toda extensão do corredor M’Boi Mirim passou por requalificação. As faixas de rolamento foram recapeadas; alguns trechos dos canteiros centrais receberam floreiras, plantio de grama, árvores e palmeiras. Os passeios, guias e sarjetas também passaram por obra e agora atendem às normas de acessibilidade. Toda sinalização viária do corredor foi refeita, com novas placas, semáforos e faixas de pedestre.

Iniciadas em novembro de 2013, as obras do Corredor M’Boi Mirim tiveram custo de R$ 99 milhões e foram financiadas 100% com recursos Federais, através do PAC – Mobilidade. 


Novas paradas atendem todas as normas de acessibilidade

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 13/05/2016

collections
Galeria de imagens