Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 29 de Outubro de 2024 | Horário: 13:09
Compartilhe:

Central de Intermediação em Libras (CIL) já está disponível para o 1º turno das eleições municipais

Disponível para dispositivos móveis gratuitamente, o aplicativo da CIL-SMPED possui uma aba exclusiva do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

O serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL) já está funcionando para o primeiro turno das eleições municipais do estado de São Paulo, que inicia neste domingo (6). O aplicativo CIL-SMPED possui um ícone do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para solucionar dúvidas na hora de votar, a função está disponível das 7h às 19h - no final de semana da votação. O objetivo da ação é reduzir as barreiras que possam impedir o exercício do voto e garantir atendimento inclusivo e acessível ao eleitorado.  

 

A CIL utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de videochamadas com intérpretes para fazer a tradução simultânea durante os atendimentos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), responsável pelo serviço, firmou um acordo de cooperação técnica com o (TRE-SP) para que o intérprete de Libras ajude a tirar dúvidas sobre localização de seções, documentos válidos para votar e outras informações na hora da votação.  

Além disso, no domingo de votação haverá cartazes nos locais informando sobre a disponibilidade do serviço, com o respectivo QR-Code para baixá-lo no celular. O aplicativo CIL-SMPED está disponível para dispositivos móveis, como celulares e tablets, com os sistemas Android ou iOS de forma gratuita. 

Em eventual segundo turno, a Central de Intermediação em Libras estará preparada para atender no período de 17 a 24 de outubro, das 9h às 19h, e nos dias 25, 26 e 27 (data prevista do pleito), das 7h às 19h. No período após o 2º turno (28/10 até 01/10), das 9h às 19h. 

Central de Intermediação em Libras - CIL 

Reconhecida quatro vezes em fóruns, conferências e premiações internacionais, a Central de Intermediação em Libras (CIL) auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva por meio de duas modalidades: online e presencial.  

Durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo o serviço utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com videochamadas em tempo real com os intérpretes, para intermediar a comunicação entre atendente e munícipe com deficiência.  

De modo online, com o uso de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel gratuitamente. Desta forma o munícipe tem acesso aos serviços de emergência (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS). 

O atendimento presencial está disponível na cidade de São Paulo em mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL), instalados pela área técnica da SMPED, nos equipamentos públicos. O serviço faz uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras. 

A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED conta quase 35 mil downloads, e mais de 14 mil usuários ativos. 

collections
Galeria de imagens