Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Cidade de São Paulo está à frente do II Congresso Internacional de Deficiência, na Argentina
Entre os dias 21 e 23 de agosto, a rede Mercocidades promove o II Congresso Internacional de Deficiência, fomentando debates sobre o desenvolvimento equitativo, justo e inclusivo dentro de governos subnacionais, em Mendoza, na Argentina. Desde 2023, a cidade de São Paulo está à frente da presidência da rede, e durante este evento a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) irá compartilhar suas políticas e ações efetivas para esse grupo.
Criada em 1995, Mercocidades é a principal rede da América do Sul e conta com 380 cidades membros, de 11 países diferentes, que ao todo somam 120 milhões de pessoas. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dentro dos municípios participantes, por meio de compartilhamentos de experiências e políticas conjuntas entre os governos subnacionais.
O II Congresso Internacional de Deficiência é organizado pela Unidade Temática Deficiência e Inclusão das Mercocidades, composta por três cidades: São Paulo (Brasil), Mendoza e Lincoln (Argentina). Com a presença dos representantes das cidades membros, o encontro visa identificar e atrair novos atores para a pauta, além de trocar experiências e, principalmente, acelerar o processo de inclusão social das pessoas com deficiência por meio de políticas públicas efetivas.
A SMPED, em representação à Prefeitura, participa do painel “Acessibilidade e inclusão: paradigmas de bem-estar” e compartilha as ações paulistanas que promovem o bem-estar e acessibilidade para pessoas com deficiência, por meio da governança.
Sobre a presidência de Mercocidades
A presidência da rede foi assumida no último ano, durante a 28ª Cúpula de Mercocidades, que aconteceu em São Paulo. A capital paulista, que ocupa o cargo até o final de 2024, foi escolhida pois possui um bom relacionamento internacional, além de ter políticas e experiências replicadas em outras cidades do mundo.
Estando à frente da rede Mercocidades, São Paulo criou o plano de trabalho da rede, que é focado na inclusão para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU. O planejamento criado pela cidade-presidente é formado a partir de três pilares: Cidades globais e sustentáveis; Cidades inovadoras e eficientes; Cidades plurais e inclusivas; e Dia Regional de Ação pelos ODS.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk