Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 29 de Outubro de 2024 | Horário: 13:07
Compartilhe:

Eleições municipais 2024: eleitores com deficiência contarão com serviço da Prefeitura de São Paulo

Os mais de 25 mil eleitores surdos ou com deficiência auditiva poderão se comunicar por meio da Central de Intermediação em Libras - CIL

As eleições municipais de 2024, que iniciam em 6 de outubro, contarão com intérpretes de Libras para eleitores surdos ou com deficiência auditiva. O auxílio na comunicação será feito pela Central de Intermediação em Libras (CIL), que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de videochamadas durante os atendimentos. O objetivo é reduzir as barreiras que possam impedir o exercício do voto e garantir atendimento inclusivo e acessível ao eleitorado.  

 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para que o intérprete de Libras ajude a tirar dúvidas sobre localização de seções, documentos válidos para votar e outras informações na hora da votação.  

Atualmente, a cidade de São Paulo tem 445.464 eleitoras e eleitores com algum tipo de deficiência, segundo as  Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses, 25.096 declararam ter deficiência auditiva e desde 2020 a CIL é usada nas eleições. O eleitorado utiliza a ferramenta em sua modalidade online com o aplicativo CIL-SMPED — disponível para celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS gratuitamente. 

No dia da votação, haverá cartazes nos locais informando sobre a disponibilidade do serviço, com o respectivo QR-Code para baixá-lo no celular. A partir do dia 26 de setembro o aplicativo CIL-SMPED contará com um ícone do TRE-SP, para prestar auxílio e sanar dúvidas no momento de votar.  

Para os atendimentos do 1º turno, a CIL estará disponível até 3 de outubro, das 9h às 19h. Já na sexta (4), no sábado (5) e domingo (6), data da eleição, o funcionamento será das 7h às 19h. No período após o 1º turno (07/10 até 11/10), das 9h às 19h. 

Os operadores que atenderão o eleitorado receberam uma capacitação realizada pela Seção de Gestão de Acessibilidade e Inclusão (Seacess) do TRE-SP. Além disso, a Justiça Eleitoral paulista contará com a colaboração de voluntários com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais que atuarão na função de apoio logístico no dia do pleito para orientar o eleitorado nos locais de votação. 

Em eventual segundo turno, a Central de Intermediação em Libras estará preparada para atender no período de 17 a 24 de outubro, das 9h às 19h, e nos dias 25, 26 e 27 (data prevista do pleito), das 7h às 19h. No período após o 2º turno (28/10 até 01/10), das 9h às 19h. 

Central de Intermediação em Libras - CIL 

Reconhecida quatro vezes em fóruns, conferências e premiações internacionais, a Central de Intermediação em Libras (CIL) auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva por meio de duas modalidades: online e presencial.  

Durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo o serviço utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com videochamadas em tempo real com os intérpretes, para intermediar a comunicação entre atendente e munícipe com deficiência.  

De modo online, com o uso de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel gratuitamente. Desta forma o munícipe tem acesso aos serviços de emergência (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS). 

O atendimento presencial está disponível na cidade de São Paulo em mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL), instalados pela área técnica da SMPED, nos equipamentos públicos. O serviço faz uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras. 

A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED conta quase 35 mil downloads, e mais de 14 mil usuários ativos. 

collections
Galeria de imagens