Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil Paralímpico abre as portas para o público durante os Jogos Paralímpicos 2024
A Prefeitura de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estrearam a Casa Brasil Paralímpico e o Espaço Cidade de São Paulo, no último fim de semana, na cidade de Saint-Ouen, que fica a 40 minutos da capital da França. Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro o público poderá conhecer os serviços destinados às pessoas com deficiência, atletas paralímpicos e a música brasileira.
A abertura contou com a presença do embaixador do Brasil na França, o diplomata Ricardo Neiva Tavares; da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; do presidente do CPB, Mizael Conrado e do secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Créditos: Gabriel Facchini
Durante a cerimônia, o público pode apreciar a apresentação da Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, mostrando a inclusão por meio da dança. A música ficou sob a responsabilidade da Bateria Inclusiva — projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) —, que é composta por músicos e passistas com deficiência, provenientes de diversas escolas da capital; e com Luan Richard, vencedor do 1º Festival de Talentos Musicais para Pessoas com Deficiência — promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em 2023 —, que encerrou a noite com diversos sucessos de canções brasileiras.
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) possui a governança do projeto nos Jogos Paralímpicos e a SMPED é parceira.
Créditos: Gabriel Facchini
Créditos: Gabriel Facchini
Créditos: Gabriel Facchini
Espaço da Cidade de São Paulo na Casa Brasil
Os visitantes da Casa Brasil poderão conhecer alguns projetos da Prefeitura de São Paulo destinados a munícipes com deficiência. No espaço da cidade, estarão expostas a Paraoficina Móvel e a Central de Intermediação em Libras (CIL).
A iniciativa que leva aos bairros serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção estrá representada por uma miniatura da van. A Paraoficina Móvel desde sua criação, já realizou quase 24 mil reparos e agora está presente nos Jogos Paralímpicos 2024.
A Prefeitura de São Paulo também levou a Central de Intermediação em Libras (CIL), um serviço realizado em videochamada, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da capital. Em tempo real os visitantes poderão fazer uma ligação que será atendida por um intérprete de Libras em São Paulo.
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) possui a governança do projeto nos Jogos Paralímpicos e a SMPED é parceira.
La brésilienne à Paris
O Espaço Cidade de São Paulo, dentro da Casa Brasil Paralímpico, é uma continuidade do projeto de grande sucesso durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O espaço surge de uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e a intenção é criar a melhor versão da história, exaltando a brasilidade e promovendo um intercâmbio cultural e econômico, com diversas oportunidades de parcerias.
Durante os jogos, são esperadas cerca de 4 mil pessoas diariamente, para assistir a transmissão de jogos, a celebração aos medalhistas brasileiros, e uma extensa programação cultural com shows, apresentações e diversas ativações com variadas experiências programadas. Além disso, o local será o ponto de encontro de autoridades, artistas, atletas e imprensa.
O Espaço São Paulo tem o objetivo de ampliar e posicionar a capital paulista como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade às políticas públicas realizadas por diversas secretarias municipais, tais como Educação, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Relações Internacionais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk