Notícia na íntegra

Segunda-feira, 12 de Maio de 2025 | Horário: 17:29
Compartilhe:

6ª Edição do mutirão POP Rua Jud Sampa acontece na Praça da Sé, até sexta-feira (16)

A ação oferece mais de 30 serviços e conta com a participação de mais de 40 entidades para atendimento à população em situação de rua.

Começou nesta segunda-feira (12) a 6ª edição do POP Rua Jud Sampa, mutirão coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A iniciativa acontece entre 12 e 16 de maio (segunda à sexta-feira desta semana), das 10h às 15h na Praça da Sé, no centro da capital, e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado à SMADS, realizará atendimentos durante toda a semana, ofertando orientação social, acolhimento, atividades recreativas para crianças, além de serviços como corte de cabelo e manicure. A Secretaria também disponibilizou vans para atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico).

“A ação facilita muito a vida da população, porque muitas pessoas em situação de rua estão com documentos vencidos, por exemplo, e precisam acessar benefícios. Aqui, eles conseguem resolver todas essas pendências em um único dia”, afirmou Cássia Travensolo, secretária adjunta da SMADS.

Pensando em todos os públicos, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participa da ação com unidades móveis para atendimento a mulheres em situação de violência, à população LGBTQI+ e a pessoas imigrantes. Também estão sendo ofertados serviços de emissão e regularização de documentos pessoais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por sua vez, leva ao local unidades móveis voltadas ao cadastro e à atualização de dados no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), aproximando os atendidos do mercado de trabalho.

Para quem busca orientação jurídica, o mutirão conta ainda com advogados voluntários e da defensoria pública, além de estagiários, juízes, peritos, promotores, procuradores da República e servidores. Esses profissionais estão à disposição para oferecer esclarecimentos sobre benefícios previdenciários, auxílio emergencial, FGTS, PIS/Pasep, seguro-desemprego, livramento condicional, direito penal, direito de família, assistência jurídica e direito à saúde.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn