Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Cidades ibero-americanas discutem novas tecnologias de segurança em comitê internacional
A transformação digital na segurança urbana já é realidade: cada vez mais, tecnologias como câmeras de vigilância com reconhecimento facial e drones de monitoramento são introduzidos nas cidades. Essas inovações permitem uma resposta mais rápida e eficaz na proteção dos cidadãos, além de melhorarem a coordenação entre diferentes órgãos de segurança. Entretanto, também introduzem novos desafios para as gestões municipais no que se trata de preservar a privacidade e os direitos dos cidadãos.
Com esse foco, nos dias 30 e 31 de julho, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) fez parte do XXIII Comitê Setorial de Segurança e Polícia Municipal da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), sob o tema "Novas Tecnologias e Inovação na Iberoamérica".
Na ocasião, representantes das principais cidades ibero-americanas - região do continente americano que compreende os países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes - se reuniram para compartilhar ideias, analisar experiências e estabelecer ações concretas orientadas a fortalecer a cooperação e a inovação no âmbito urbano. Também participaram especialistas e organizações da sociedade civil. Entre as iniciativas apresentadas, teve destaque o Projeto Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da cidade de São Paulo, com monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas.
“Enquanto exploramos as possibilidades das novas tecnologias, também devemos considerar os desafios que elas apresentam. A privacidade e os direitos dos cidadãos devem ser resguardados, sendo a transparência no uso dessas tecnologias fundamental para fortalecer a confiança pública. Diante desse cenário, a cooperação internacional no campo da segurança urbana surge como um elemento de suma importância, porque permite que as cidades da região compartilhem conhecimentos, experiências e melhores práticas, ao enfrentarem desafios comuns como o aumento da criminalidade, a segurança urbana, e as ameaças à segurança pública”, discursa a secretaria-adjunta de Relações Internacionais, Maria Auxiliadora Figueiredo.
O Comitê Setorial de Segurança e Polícia Municipal foi criado pela UCCI em 1990, em Madri. As reuniões ocorrem a cada dois anos, normalmente, e buscam discutir e compartilhar experiências quanto à segurança pública, como tecnologias e programas de sucesso. A última reunião do Comitê foi realizada em Madri em outubro de 2022 e abordou os temas da segurança urbana em tempos de pandemia e do uso de novas tecnologias em cidades. Neste 23º encontro, o comitê foi coordenado pela Cidade de São Paulo, copresidente da UCCI para 2024 representada pelo Prefeito Ricardo Nunes, e a reunião foi realizada virtualmente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk