Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Em São Paulo, cidades da América do Sul realizam acordos de cooperação e discutem desastres climáticos
No centro, a Cidade de São Paulo recebeu o encontro do órgão superior de administração e alta direção de primeira instância de Mercocidades (Mercociudades), que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, na Praça das Artes, como parte da agenda do Fórum Urbano de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais. O Conselho da rede Mercocidades é composto por até oito cidades-membro de cada país participante do MERCOSUL e da UNASUL, e se reuniu para debater e alinhar temáticas administrativas e políticas da gestão do grupo.
Entre as pautas debatidas, os desastres naturais que vêm acometendo as cidades da América do Sul foram um tópico em destaque. No grupo, 4 cidades foram afetadas em 2024, entre elas São Leopoldo, atingida nas chuvas do Rio Grande do Sul, cidade que estava presente no encontro. A rede reforçou a necessidade de cooperação entre os países da América do Sul em meio aos desafios socioambientais, e de promover iniciativas conjuntas como forma de minimizar os impactos climáticos na região.
Na ocasião, também foram definidos acordos de cooperação entre a rede, cidades-membro e outras instituições internacionais, com a assinatura de memorandos de entendimento da Associação dos Municípios Equatorianos (AME), que visam estabelecer laços de cooperação entre AME e Mercocidades; Memorando de Entendimento com O Programa da ONU para o Meio Ambiente, que objetiva facilitar a cooperação entre as partes em seu trabalho voltado para o alcance das metas e objetivos compartilhados relacionados à Agenda 2030; a Declaração de São Paulo, documento que institucionaliza o Dia Internacional da Virada ODS nas cidades-membro da rede; e, por fim, a Carta de Cidades de Cuidado, documento que discute o papel dos governos locais na garantia do direito à cidade, e conceitualiza o espaço de debate e coordenação para ação sobre problemas contemporâneos urgentes, como o aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade e dependência, que necessitam de cuidados de longa duração.
Um Programa de Cooperação Sul-Sul também foi trazido à mesa, buscando promover, visibilizar, formalizar e sistematizar ações de cooperação e intercâmbio entre governos locais de Mercocidades e terceiros, além de Posicionar a Mercocidades como um ator da Cooperação Internacional. A rede busca potencializar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul. Criado em 1995, o grupo atualmente conta com 380 cidades-membro de 11 países do continente (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, México e Venezuela), onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.
Dia Internacional da Virada ODS
Durante a Reunião do Conselho, que aconteceu em paralelo à 3ª Virada ODS, foi proposta a criação do Dia Internacional da Virada ODS. O anúncio oficial foi realizado durante o Congresso Internacional da Virada ODS, no painel “Internacionalizando a Virada ODS: Mercocidades rumo à Agenda 2030", momento em que representantes das cidades de Santa Fé, Esteban Echeverria (futura presidente da rede) e a Secretaria Técnica, junto ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abordaram experiências locais em prol da Agenda 2030.
Agora, mais mascotes como a “Capivara Vitória” podem surgir pela América Latina: o Dia Regional impulsiona a internacionalização da Virada ODS, promovendo a troca e o fortalecimento de boas práticas entre as cidades do Mercocidades ao incentivar que realizem suas próprias iniciativas pela Agenda 2030.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk