Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 1 de Novembro de 2024 | Horário: 10:57
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa da 3ª edição global do Bootcamp Jovem para Cidades Inclusivas e Sustentáveis

Secretaria Municipal de Relações Internacionais apresentou as políticas e ações de combate ao racismo e discutiu a discriminação nas cidades e nas comunidades locais

Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, a Prefeitura de São Paulo participou da 3ª edição global do Bootcamp Jovem para Cidades Inclusivas e Sustentáveis, realizado pela Coalisão Internacional de Cidades Sustentáveis e Inclusivas da UNESCO – ICCAR, em Cagliari, na Itália. O evento reuniu especialistas, representantes de diversas cidades e comunidades locais para discutir temas centrais como direitos humanos e desenvolvimento intercultural, com foco em combate ao racismo e à discriminação.   

A assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Luísa Góis, representou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), tendo a oportunidade de oferecer uma troca de experiências sobre políticas e ações de combate ao racismo e à discriminação nas cidades e nas comunidades locais. A ocasião permitiu o fortalecimento do importante processo de internacionalização de projetos e ações da SMRI, como a política pública Farol Antirracista, que tem como ação anual a Expo Internacional Dia da Consciência Negra. Além disso, destacou os esforços estratégicos de alinhamento dessas iniciativas às principais agendas globais de desenvolvimento.  

Entre as ações da missão, a assessora de multilaterais facilitou o diálogo entre os jovens participantes, representantes de governos locais e equipe da UNESCO, auxiliando também na disseminação de boas práticas da cidade de São Paulo no combate à discriminação, assim como no conhecimento de ações desenvolvidas por outros países na temática.  

A missão atuou diretamente com as Metas 19 (“Combater o racismo, por meio da implementação de nove iniciativas de melhoria no atendimento da população negra e/ou de promoção da igualdade racial.”) e 70 (“Realizar 150 ações de projeção internacional que posicionem São Paulo como cidade global e sustentável e que possibilitem acordos de cooperação internacional”) do Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo.  

“A participação da Prefeitura de São Paulo visou fortalecer a presença da cidade no debate internacional sobre inclusão, diversidade, combate ao racismo, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável, além de expandir as redes de cooperação global. Este intercâmbio de conhecimentos e práticas reflete o compromisso de São Paulo com a inovação e a promoção de boas práticas, alinhando-se às tendências e desafios globais”, afirma Luísa. 

 

Farol Antirracista  

O Farol Antirracista é uma iniciativa dedicada a promover a igualdade racial, combater o racismo e valorizar a cultura afro-brasileira e africana na cidade de São Paulo. O objetivo do projeto é reafirmar o compromisso da cidade em, por um lado, promover a igualdade racial por meio de políticas públicas pioneiras, e, por outro, fomentar o compartilhamento de experiências e boas práticas por meio do diálogo estratégico entre lideranças e autoridades no nível nacional, regional e internacional. 

collections
Galeria de imagens