Subprefeitura Santo Amaro
Paulistanas vão às urnas pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres
De Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
O domingo foi de mobilização pela igualdade de gênero na votação para o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo. Ao todo, foram 19 locais de votação, em todas as regiões do município, e todas as mulheres maiores de 16 anos com a situação regular com a justiça eleitoral puderam escolher 25 representantes para o biênio 2019-2021 do CMPM.
O Conselho é formado por 50 mulheres, sendo 25 escolhidas pelo Poder Público e outras 25 pelo voto – sendo oito para entidades, organizações e movimentos sociais específicos feministas, sete cadeiras destinadas a entidades, organizações e movimentos sociais mistos e dez compostas por cadeiras regionais.
As representantes do Conselho deverão atuar no controle social de políticas e serviços e estimular a participação das mulheres nos organismos públicos.
Para a secretária executiva-adjunta da Coordenação de Políticas para as Mulheres, Ana Claudia Carleto, esta ocasião é “muito importante, porque ratifica a necessidade de participação das mulheres na política. Em um momento quando se pretende rediscutir a proporcionalidade das mulheres nas chapas eleitorais, o movimento tem de mostrar força e protagonismo. E é isso que fizemos hoje em São Paulo”.
A eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada por meio de sua Comissão Eleitoral, com apoio logístico e estrutural da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Subprefeituras da cidade. Em Santo Amaro, a eleição ocorreu no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro, sem ocorrências. O resultado final da votação sai no dia 04/11.