Secretaria Municipal da Saúde
Retrospectiva 2024: de linhas de cuidado a consultórios digitais, inovação e pioneirismo marcam atuação da Saúde na capital
Com seus mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, e também considerada uma cidade inteligente (smart city) pela utilização de tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento urbano.
Ferramentas tecnológicas, desde softwares próprios a máquinas que disponibilizam medicamentos em locais públicos, adoção de tecnologias de ponta em procedimentos clínicos, ferramentas de gestão e iniciativas pioneiras para a ampliação do acesso são preocupações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em relação aos serviços prestados a uma população de nove milhões de SUS dependentes.
Dentre essas ferramentas tecnológicas que trazem mais qualidade de vida aos usuários, está o aplicativo e-saúdeSP, que reúne todo o histórico do paciente no SUS da capital e traz uma série de funcionalidades, como o Modera SP (plataforma para avaliação do consumo nocivo de bebidas alcoólicas), o De Olho na Fila, para a consulta da existência de filas para vacinação nas UBSs, o Remédio na hora, que permite a busca por medicamentos nas farmácias da rede municipal, além da realização de consultas online, entre outras.
Nas estações de metrô e terminais urbanos, de forma complementar à Rede Municipal Especializada em IST/Aids, a população encontra máquinas que permitem a retirada de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV. A SMS também ampliou os polos de protetização para membros inferiores nos 34 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da cidade, uma verdadeira “fábrica” de próteses. No combate à dengue, o uso de drones foi uma das estratégias utilizadas para mapear focos de mosquito.
Até as UBSs, chamadas de “postinhos” no passado, foram ampliadas e se modernizaram, ganhando inclusive salas equipadas para os consultórios digitais; estes realizam consultas com clínicos gerais e em algumas especialidades por videochamada, reduzindo o tempo de espera e dando o encaminhamento necessário aos casos mais graves.
E, por falar em casos graves, uma das linhas de cuidado lançadas em 2024 pela SMS é a do infarto agudo do miocárdio (IAM) garantindo, de forma pioneira, que as pessoas que sofrem infarto agudo recebam o medicamento trombolítico ainda na rede pré-hospitalar, e em caso de necessidade sejam encaminhadas rapidamente para a realização de cateterismo. A medida fez com que o número de óbitos decorrentes de IAM na rede fosse reduzido de 30% para 4%.
Estas são apenas algumas iniciativas premiadas, inclusive pelo Ministério da Saúde, adotadas por outras localidades e, principalmente, reconhecidas pela população, que pelo quarto ano seguindo elegeu o SUS como o melhor serviço público da capital.
Nos links abaixo, você conhece um pouco mais sobre alguns destes projetos inovadores. Confira e acompanhe no portal da SMS as conquistas da Saúde da capital.
Saúde da capital lança máquina para acesso gratuito e automático a medicamentos que previnem o HIV
Softwares próprios beneficiam gestão da Saúde municipal
Prefeitura cria plataforma para cadastrar animais resgatados nas enchentes do RS
Saúde lança Modera SP, ferramenta digital para avaliação do consumo nocivo de bebidas alcoólicas
Saúde Municipal ganha Prêmio InovaCidade por aplicativo e-saúdeSP
Saúde apresenta linha de cuidado pioneira para infarto agudo do miocárdio
Premia Sampa: Saúde conquista reconhecimento em quatro projetos
Prefeitura amplia polos de protetização nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs)
Em três anos, Polos de Curativos já realizaram mais de 242 mil procedimentos
Prefeitura utiliza drones para mapeamento de imóveis com possíveis focos de dengue
Saúde municipal oferece biblioteca virtual com mais de oito mil conteúdos em texto completo