Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Em bebeteca da Zona Norte, Prefeitura de São Paulo compartilha suas ações pela Primeira Infância com representantes de comitiva da Jordânia
Comitiva da Jordânia visita bebeteca da Cidade de São Paulo. Foto: Urban95Br
Texto: Lucas Silva
A Prefeitura de São Paulo recebeu visita de uma comitiva da Jordânia para conhecer as políticas e ações para Primeira Infância da capital paulista na quinta-feira (22/02). O local escolhido para sediar a visita foi o Centro Educacional Unificado (CEU) Freguesia do Ó – Esperança Garcia, que recentemente inaugurou a sua bebeteca, a décima da cidade. A visita foi promovida pela rede Urban95 que é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa promover a inclusão da perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento dos municípios. Um dos objetivos da rede é fomentar a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre cidades visando o desenvolvimento e fortalecimento de políticas voltadas para a Primeira Infância.
"É gratificante poder receber a delegação da Jordânia e compartilhar nossa política pública para a primeira infância, principalmente com as Bebetecas, espaços de convivência que beneficiam muito o desenvolvimento dos bebês. Que a implantação de mais equipamentos voltados para crianças seja inspiração para outras iniciativas, sempre pensando na qualidade do atendimento e crescimento saudável dos bebês e crianças.", ressalta Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação.
A Jordânia é um país do Oriente Médio com população estimada de 11,549 milhões de habitantes, um pouco menos do que os 12 milhões da capital paulista. Ainda que o contexto social destes territórios seja diferente, os participantes do encontro mostraram que enfrentam desafios semelhantes e algumas iniciativas da cidade podem servir de inspiração para seu país. Um dos temas que conectam os dois territórios é a imigração constante. Na Jordânia, as ações de inclusão da população imigrante são coordenadas pelos Ministérios de Educação e de Desenvolvimento Social, de modo a “promover a integração de crianças imigrantes nos serviços de primeira infância”, disse Hamida Jahamah, Diretora Nacional do Plano Internacional da Jordânia. Em São Paulo, o Plano Municipal pela Primeira Infância conta com estratégias para garantir o acesso às crianças imigrantes a todos os serviços públicos que compõem a rede de atenção à Primeira Infância. “São muitas semelhanças entre o status socioeconômico e como vocês implementam as ações. Então, vocês chamaram a nossa atenção por terem uma rede de conexões enorme e estamos aprendendo graças a essa conexão com a Urban95, afirmou Maria Smeirat, chefe de divisão do departamento de organizações do Centro Cultural Zaha.
Além de visitar a bebeteca e conhecer os serviços disponíveis no CEU, a comitiva assistiu à apresentação da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância de São Paulo. "Mostramos como a criação e implementação de um planejamento estratégico focado na primeira infância tem feito a diferença na nossa cidade. Os profissionais de todas as secretarias municipais estão empenhados em promover qualidade de vida para as crianças nessa fase de vida e para toda sua rede de apoio", afirma o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega. A delegação mostrou interesse em adaptar certas ações à realidade na Jordânia, principalmente a institucionalização da política pública. “Há muitas coisas que vimos aqui que são interessantes para nós. Em primeiro lugar, porque o campo da Primeira Infância ainda precisa ser regulamentado por lá. Observamos que aqui a Primeira Infância é uma prioridade e esperamos que, quando voltarmos, consigamos construir diretrizes institucionais que sejam capazes de incluir a base que já existe na comunidade. Primeiro, temos que integrar as pessoas e perguntar quais são as suas necessidades”, acrescentou Maria.
Crianças brincam em parquinho do CEU Freguesia do Ó – Esperança Garcia. Foto: Lucas Silva/SEPE
Além de conhecer a experiência de São Paulo, a comitiva formada por representantes do governo jordaniano, líderes de organizações da sociedade civil, engenheiros especializados em planejamento urbano e representantes da Fundação Van Leer do Brasil, da Jordânia e da Holanda visitou outras cidades que fazem parte da rede Urban95, como Boa Vista e Jundiaí. “Estamos fortalecendo nossa capacidade de realizar a defesa da Primeira Infância na Jordânia”, completou Maria. “A comitiva volta para casa com o objetivo de capacitar os municípios e buscar por orçamento para essas ações”.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk