Subprefeitura Vila Prudente

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 | Horário: 12:56
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Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba recebe a recomendação para ser certificada

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A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba informa que recebeu nesta terça-feira (18), o resultado das auditorias realizadas pela equipe da TÜV Rheinland: depois de todo o sistema de gestão administrativa ter sido auditada, incluindo todas as coordenadorias e o Gabinete da Subprefeitura, em duas semanas de trabalhos consecutivos: Vila Prudente / Sapopemba terá a recomendação para receber a Certificação NBR ISO 9001, sistema normativo que padroniza os procedimentos de trabalho e que atesta a qualidade dos serviços prestados.

Para o auditor da TÜV Rheinland, Fabio Godinho, foi um grande desafio trabalhar com um órgão público. “Geralmente, o cidadão tem uma imagem negativa, mas saio daqui com outra visão de poder público, e devo isto a toda a equipe desta Subprefeitura que me acompanhou nesse processo”. O auditor explicou que, após a recomendação da equipe, normalmente a empresa certificadora, através de uma Comissão, já entrega a Certificação.

Importante ressaltar que, em termos práticos, o que melhora para o cidadão, é que todo o trabalho executado será sempre feito da mesma forma, seguindo um manual de normas e procedimentos. Além disso, reforça o compromisso de medir e acompanhar alguns indicadores, que deverão mostrar a melhoria do serviço, e periodicamente será avaliada a satisfação do munícipe quanto ao atendimento prestado. 

Em busca da Certificação

O processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade conhecido como ISO 9000 na Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, começou há seis meses atrás, através da contratação, por meio de Pregão, de uma consultoria com profunda experiência em implantação da ISO.

A vencedora foi a empresa C.A.N., e a implantação coordenada pelo engenheiro José Roberto Silveira, consultor da ISO desde 1994, em cujo vasto currículo estão 76 empresas certificadas.   
Visivelmente emocionado, o consultor não pôde deixar de afirmar que, como paulistano, sentia-se orgulhoso com a recomendação: “sinto que estou fazendo algo por São Paulo, pois não é comum o poder público ser certificado, ainda mais uma subprefeitura. E essa será a primeira do Brasil a obter a Certificação”, disse.

“O prazo normal para a implantação da certificação num órgão do porte da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, é de 18 meses, e conseguimos fazer num prazo recorde. Além disso, diferentemente de muitas empresas que certificam apenas um serviço ou departamento, nossa Sub certificou todas as coordenadorias e o Gabinete”, lembrou Radyr Papini, um dos coordenadores da Subprefeitura, responsável pela implantação da ISSO, e lembra ainda da importância do apoio do Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, nesse processo todo:  “este trabalho só foi possível porque contou com o empenho direto do Secretário, que coordena um grande projeto de modernização da Administração da Secretaria das Subprefeituras.

Atualmente, 36 órgãos públicos são certificados pela ISO em todo o país. Em São Paulo, estão certificadas a Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista e Câmara Municipal de Barueri, porém nenhum órgão do Executivo até então.      

Entenda melhor a ISO 9001

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços).

A sigla  ISO vem de Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça, e através dela cria-se normas nos mais diferentes segmentos, popularizadas pela série 9000 - normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas organizações.

As normas foram elaboradas através de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.

Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses, pode-se citar:

- Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;

- Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;

- Implementação e manutenção dos registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;

- Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e

- Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

Um "produto", no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.
 

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