Subprefeitura Vila Prudente
Expresso Tiradentes
No dia 8 de março a Prefeitura comemora o primeiro ano de operação do Expresso Tiradentes com 10,8 milhões de passageiros transportados. O cumprimento no horário das partidas, conforto e confiabilidade existentes nesse sistema atraíram uma população igual a do município de São Paulo, apenas no primeiro trecho – Sacomã – Parque D. Pedro, com 8,5 quilômetros.
A média diária é de 42,5 mil passageiros transportados por 21 ônibus que circulam com intervalos entre partidas de 2 minutos nos horários de pico. São cerca de 430 viagens/dia que duram 13 minutos cada. Os ônibus transitam em pistas elevadas sobre avenidas normalmente congestionadas, como a do Estado e Juntas Provisórias, onde o trajeto pode demorar uma hora em horários de pico.
Desde a sua inauguração, em 8 de março de 2007, o Expresso já passou por várias mudanças operacionais que aumentaram sua confiabilidade. A velocidade no corredor passou de 40 km/h para 50 km/h e o tempo do percurso caiu de 20 para 13 minutos. Em seus 365 dias de operação nenhum acidente foi registrado no eixo.
Por ser um sistema de transporte inovador e de última geração, recebeu a visita de 29 comitivas. Engenheiros, urbanistas, especialistas em trânsito e dirigentes ligados à área de transporte público do Brasil e de vários lugares do mundo vieram conhecer e estudar a eficiência do Expresso Tiradentes.
O Projeto
Para efeito construtivo, a obra foi dividida em cinco lotes:
- Trecho I e II - Terminal Sacomã até o Terminal Mercado (entregues em março de 2007);
- Trecho III (Y/Tobogã) - Avenida Juntas Provisórias até a Vila Alpina (em obras). Está programada a entrega da via elevada no segundo semestre de 2008 com a operação de três linhas: uma de Sapopemba, uma da Cidade Tiradentes e outra de São Mateus;
- Trecho IV - Vila Alpina até São Mateus. São 12 km entre a Rua Francisco Polito até a Praça Felisberto Martins. Neste trecho está incluída a construção do Terminal Vila Prudente e a alça de transposição na Avenida Salim Farah Maluf; e
- Trecho V - São Mateus até Cidade Tiradentes com 9 km de extensão.
Com recursos municipais, federais e estaduais, o custo total do corredor será de cerca de R$ 1,19 bilhão.
Estação General Lécor
Até o fim do primeiro semestre de 2008 será entregue a Estação General Lécor, no bairro do Ipiranga. Esta ampliação permitirá o aumento gradativo de pessoas que utilizam os trechos I e II do Expresso Tiradentes. A expectativa é que, diariamente, mais 2,5 mil usuários passem a utilizar o corredor pela nova estação que tem 1.092 m² de área, incluindo mezanino, passarela, plataforma e dois acessos.
Com a ampliação do sistema e a entrega da estação, o tempo da viagem passará a ser feito em, no máximo, 14 minutos e meio e o número de passageiros transportados subirá para 45 mil/dia.
Até o fim do ano também serão concluídas as obras da parte elevada em direção à zona leste e entregue a estação Alberto Lion, completando assim o trecho III.
Expresso Tiradentes - transportará 500 mil pessoas
O Expresso Tiradentes é um corredor de transporte de última geração ligando o Parque D. Pedro, o Sacomã e a Cidade Tiradentes, com um total de 32 quilômetros de extensão de pista exclusiva, seis terminais e 18 estações de transferência e 29 paradas. A expectativa é que quando estiver concluído cerca de 500 mil pessoas utilizem esse trecho para se deslocar da área leste ao centro, beneficiando uma população de 1,5 milhão de habitantes. Com a ampliação do Expresso, o tempo de viagem entre o Centro e a Cidade Tiradentes, que hoje costuma superar duas horas nos horários de pico, deve cair pela metade. Ao longo de seu trajeto vai interligar cinco grandes eixos estruturais de transporte - avenidas Paes de Barros, Sapopemba, Aricanduva, Jacu-Pêssego e estrada do Iguatemi - e integra-se com a rede sobre trilhos da CPTM e com o Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara.
Com recursos municipais, federais e estaduais, o custo total da obra será de cerca de R$ 1,19 bilhão. Entre 2005 e 2007 foram investidos mais de R$ 365,7 milhões, somando todas as fontes de recursos. Para 2008 a expectativa é de R$ 228,9 milhões em obras.Para efeito construtivo, a obra foi dividida em cinco trechos. O primeiro eixo (trechos I e II), o Sudeste - com 8,5 quilômetros de extensão - entrou em operação em março de 2007. Trata-se do primeiro corredor exclusivo da cidade e conta com um trecho elevado de 5 quilômetros, ligando o Parque D. Pedro II ao Sacomã. O corredor segue sobre avenidas normalmente congestionadas, como do Estado e Juntas Provisórias, e economiza o tempo do passageiro. Com a implantação desse eixo a viagem é feita em 13 minutos, quando antes podia levar até uma hora nos horários de pico. O Expresso transporta atualmente aproximadamente 42 mil e 500 passageiros por dia útil.
As obras do Trecho III, no rumo da zona leste, já estão em andamento. Ele se inicia ainda no elevado, passa sobre o viaduto Grande São Paulo e chega à Avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello na altura da Avenida Dianópolis, seguindo até a rua Francisco Polito (proximidades do viaduto da avenida Salim Farah Maluf). Contará com duas estações: Dianópolis e Rui Roxo. Essa etapa deve custar cerca de R$ 90 milhões.
Os editais de licitação para a execução das obras dos trechos IV e V estão sendo elaborados pela São Paulo Transporte (SPTrans). O Trecho IV começa na Avenida Luis Ignácio Anhaia Melo com a Rua Francisco Gomide e segue até a Praça Felisberto Fernandes da Silva, em São Mateus. Esse lote contempla também a construção da alça de transposição na Avenida Salim Farah Maluf e o Terminal Vila Prudente.
Já o trecho V, com 9 km de extensão, localiza-se na porção sudeste da região Leste e tem seu início no bairro de São Mateus, junto à Praça Felisberto Fernandes da Silva, segue pela Avenida Ragueb Chohfi e Estrada do Iguatemi, entra na Rua Márcio Beck Machado e Avenida Souza Ramos, até chegar ao Terminal Cidade Tiradentes.
Informações importantes:
Número de usuários: 10,8 milhões até janeiro de 2008
Média diária de usuários: 42,5 mil (trechos I e II)
Número de viagens: 430/dia
Número de veículos utilizados: 21, sendo 17 articulados e 4 híbridos