Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 | Horário: 19:35

‘Corujão da Saúde’ já tem 20 hospitais parceiros

Além de Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e HCor, outras 17 unidades passarão a realizar os exames para os pacientes em fila de espera

O “Corujão da Saúde” da Prefeitura de São Paulo já conta com 20 hospitais e clínicas parceiros do setor privado. Além de Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e HCor, que iniciaram os atendimentos em 10 de janeiro, outros 17 serviços passarão a realizar exames para o programa, que tem como meta zerar até abril a fila de pacientes.

A partir da próxima semana, irão integrar o “Corujão” os hospitais Albert Einstein, Edmundo Vasconcelos, Sepaco, Santa Casa de Santo Amaro, Santa Marcelina de Itaquera e Cruz Azul. A Santa Casa também confirmou que fará exames, além das consultas de reavaliação daqueles pacientes que estão na lista há mais de seis meses.

Outras instituições que deverão, gradativamente, entrar no programa são o Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho, Cetrus, Dasa-Lavoisier, Hospital Santa Joana, Dr. Consulta, Hospital Santo Antônio (Beneficência Portuguesa), Aviccena, Hospital Presidente, Megamed e Tadao Mori.

Juntas, essas 20 unidades do setor privado ofertaram à Secretaria Municipal de Saúde pelo menos 61,6 mil exames, mas o número ainda deve aumentar. Além dessas vagas, a pasta está utilizando sua rede própria para atender ao “Corujão da Saúde”. Duas instituições privadas –Fidi e Cies– que gerenciam o parque radiológico municipal por toda a cidade ampliaram o volume da oferta de exames, entre tomografias, ressonâncias, ultrassons, ecocardiogramas e outros, para atender aos pacientes do programa.

A secretaria continua trabalhando para ampliar a oferta e garantir atendimento para todos no prazo de 90 dias contados a partir de 10 de janeiro. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Importante destacar que o atendimento do “Corujão” na rede própria municipal não compete com os novos pacientes que necessitam de exames. Desta forma, esses novos pacientes não vão para o “fim da fila”, pois parte da rede está dimensionada para atendê-los.

No último dia 6, a secretaria publicou no Diário Oficial do Município chamamento público universal para hospitais e laboratórios privados interessados em aderir ao “Corujão”. “Sentimos que as instituições estão entusiasmadas e querem participar desta grande ação para acabar com a fila de espera por exames na rede pública municipal. E isso é só o começo. Temos muito trabalho pela frente e estamos confiantes”, diz o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara.

Os horários dos exames para o “Corujão” irão variar conforme a disponibilidade e capacidade ociosa de cada instituição parceira. A marcação de procedimentos na madrugada será exceção.

Saiba quantos exames cada hospital parceiro já disponibilizou*:

Sírio Libanês – 6.720
Oswaldo Cruz – 7.530
HCor – 390
Albert Einstein – 1.800
Edmundo Vasconcelos – 1.032
Sepaco – 1.200
Santa Casa de Santo Amaro – 9.120
Santa Marcelina de Itaquera – 240
Cruz Azul – 1.104
Santa Casa de São Paulo – 11.580
Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho – 2.130