Notícia na íntegra

Sexta-feira, 19 de Março de 2021 | Horário: 12:17
Compartilhe:

Capital entrega equipamentos de reabilitação para pacientes que se recuperam da Covid-19

Equipamentos também serão eficazes no tratamento de pessoas com deficiência que necessitam de fisioterapia respiratória

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), entregou nesta quinta-feira (18), em cerimônia virtual, equipamentos de reabilitação para os Centros Especializados em Reabilitação (CERs), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo da ação é ampliar as melhorias nos serviços de reabilitação para pessoas com sequelas da Covid-9 ou que necessitam de fisioterapia respiratória.

Os equipamentos doados tornarão os tratamentos mais eficazes para todas as pessoas, incluindo pacientes com deficiência que necessitam de fisioterapia respiratória. O evento on-line contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Nunes; da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; da fisioterapeuta da área técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência (SMS), Maria Lucia Barbosa Yamashita; e da gerente do CER IV Milton Aldred, Capela do Socorro, Caroline Aparecida de Sousa Cardoso. 

“Somos uma secretaria meio e precisamos ter essa interlocução com as outras secretarias. E não tem sido diferente com a secretaria da Saúde, que ao longo dos anos tem feito essa parceria, de uma forma plena e importante, não só neste momento, pensando na saúde das pessoas com deficiência, mas também para ajudar na demanda gerada pela COVID. Sozinhos, não vamos conseguir combater as reais necessidades e implantar políticas públicas, no nosso município. Por isso a importância de ter essa parceria” destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

Durante a cerimônia de entrega, a fisioterapeuta da área técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência (SMS), Maria Lucia Barbosa Yamashitaexplicou como funciona cada um dos equipamentos e a importância para as pessoas com deficiência.

Ao todo, a SMPED entregará 30 Manuvacuômetros Analógicos (para avaliação na força muscular, principalmente do pulmão); 200 Powers Breaths (treinador muscular inspiratório para imprimir resistência no exercício e com isso, realizar o fortalecimento da musculatura respiratória); 200 Osciladores Orais de Alta Frequência (para pacientes com acúmulo de secreção); 200 Peaks Flows (utilizados para medir o pico do fluxo expiratório – emitir o quão aberta estão as vias expiratórias, principalmente tosses) e 800 Exercitadores e Incentivadores Respiratórios (espirarômetro de incentivo).

“Estamos agradecidos e preparados para recebermos os pacientes” disse a gerente do CER IV Milton Aldred Capela do Socorro, Caroline Aparecida de Sousa Cardoso.

Na ocasião, também foram entregues 18 tabletes para os CERs, que serão utilizados em consultas remotas e acompanhamentos dos pacientes por modo virtual, visando reforçar os trabalhos dos centros especializados para a demanda gerada pela pandemia.

“Tivemos até quarta-feira (17) os dados de vacinação de pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, que são moradores de residências inclusivas e que tomaram a primeira dose, foram 4.657 pessoas. Então, é um trabalho da Prefeitura de São Paulo, da campanha de vacinação, e de todo trabalho voltado para combater a pandemia também para as pessoas com deficiência. Esses equipamentos entregues agora, com certeza, ajudarão muito na recuperação das pessoas que tiveram a COVID.” finalizou o vice-prefeito Ricardo Nunes.

Desde o início da pandemia, mais de 11 mil munícipes foram encaminhados para os centros de reabilitação e demais unidades de saúde do município com sequelas da Covid-19. Entre eles, 373 eram pessoas com deficiência permanente (cadeirantes ou mobilidade reduzida), número que pode ser muito maior, já que a ficha de notificação do coronavírus não discrimina pessoas com deficiências temporárias, progressivas ou regressiva e intelectuais.

As tecnologias cedidas para a SMS poderão auxiliar na reabilitação dos pacientes internados atualmente com Covid, que necessitarem de tratamentos pós internação. Por mês, mais de 2.600 pessoas são atendidas em cada Centro Especializado de Reabilitação.

As unidades que receberão as tecnologias serão os CERs:

  • Penha
  • Flávio Gianotti
  • M´Boi Mirim
  • Capela do Socorro/ Milton Aldred
  • Lapa
  • Tucuruvi
  • São Miguel
  • Jd. Campos.


A Prefeitura de São Paulo vem reforçando a rede de atendimento à pessoa com deficiência com a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência ou não.

 

Centros Especializados em Reabilitação
Os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) integram as diversas modalidades de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no município.

A cidade de São Paulo conta com 32 unidades da rede CER, 30 com atendimento à pessoas com deficiência. As intervenções são realizadas por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros. Os endereços das unidades podem ser consultados pelo portal: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/  

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn