Notícia na íntegra
Cidade avança na carreira pública de tecnologia
Desde novembro de 2018, dez servidores, aprovados em concurso público, foram nomeados para colaborar com o desenvolvimento da gestão estratégica da tecnologia na Prefeitura de São Paulo. Em dois anos, quarenta servidores Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (APDO-TIC) ingressaram na administração municipal.
“O objetivo é aumentar a capacidade da Prefeitura de prover respostas adequadas às demandas das cidadãs e dos cidadãos e preparar as estruturas administrativas para prestar serviços de maneira mais eficiente e eficaz”, afirma Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Dentre os desafios contemporâneos do poder público, estão as diversas dificuldades enfrentadas na área de tecnologia relacionadas à falta de recursos humanos capacitados, ao descompasso gerado pela rápida evolução do mercado privado de tecnologia e suas remunerações, à falta de estrutura adequada e de sistematização da governança.
Para iniciar a superação desse cenário, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia tem atuado em diversas frentes, além da contratação de servidores especializados, como a estruturação de um sistema de governança e investimento em infraestrutura tecnológica
Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo elaborou um Plano Estratégico de TIC com diversas metas relacionadas a garantir a maturidade tecnológica da Prefeitura, ou seja, garantir que todos os órgãos e autarquias evoluam em infraestrutura, capacidades e gestão, de forma homogênea e organizada – solucionando disparidades regionais e administrativas ao atualizar o parque tecnológico, garantir capacitações frequentes e oferecer mão de obra altamente qualificada na área de TIC.
Com o projeto “Prefeitura Digital”, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia investiu na atualização de boa parte da infraestrutura digital das subprefeituras com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores e na elevação da qualidade do atendimento ao cidadão. Foram destinados mais de vinte computadores novos por subprefeitura aliado ao aumento da velocidade dos links de acesso à rede interna e à internet, saindo de 8MB para 50MB. As regionais receberam ainda novos scanners para garantir a entrada de processos eletrônicos, dando fim ao uso de papel, economizando recursos e protegendo o meio ambiente. Mais de cinquenta servidores foram capacitados na área de TI, inclusive com possibilidade de obter importantes certificações de mercado, garantindo autonomia na resolução de problemas técnicos e melhor funcionamento das subprefeituras.
Processo de integração
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, responsável pela gestão da carreira desses analistas, promove a participação de todos em 80 horas de atividades com o objetivo de conhecer a realidade da Administração Pública Municipal. Isso se dá por meio de visitas a diversas Secretarias e equipamentos públicos, palestras sobre Governança de TI, Gestão de Projetos, Integração de dados, Inovação e debates sobre temas transversais e de inclusão: gênero, raça, LGBTI, acessibilidade e ética.
No último processo de Integração, que ocorreu ao longo do mês de abril, os/as Analistas fizeram visitas aos seguintes equipamentos públicos: UBS República, Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas, Centro de Referência da Mulher 25 de Março, Instituto UMAPAZ, Descomplica SP Campo Limpo, DigiLab Campo Limpo, MobiLab, CEU Heliópolis e FabLab Heliópolis; também visitaram as Secretarias da Fazenda, de Gestão, de Habitação, de Desenvolvimento Urbano, de Licenciamento, da Educação, do Verde e Meio Ambiente e a Prodam. Além das visitas, participaram de 12 palestras/debates sobre temáticas técnicas e transversais, em que puderam ter contato com 57 palestrantes e instrutores externos e internos à Prefeitura.
Sobre a carreira APDO-TIC
A criação da carreira de Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (APDO) com a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação tem por objetivo contratar por meio de concurso público profissionais com formação em cursos superiores de graduação na área de tecnologia da informação e comunicação, com atribuições que incluem:
- Planejar, supervisionar, coordenar e controlar os recursos de tecnologia da informação e comunicação relativos ao funcionamento da administração pública municipal;
- Especificar e apoiar a formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação e comunicação;
- Executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas;
- Especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação;
- Gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados;
- Organizar, manter e auditar o armazenamento, administração e acesso às bases de dados;
- Desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura da informática.
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