Terça-feira, 13 de Abril de 2021 | Horário: 20:28

Drive-thrus da capital fecham temporariamente a partir desta quarta-feira (14)

Drivers e farmácias retornam à vacinação com o início da imunização da nova faixa-etária

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a partir desta quarta-feira (14), os postos de drive-thru da cidade e farmácias que estão realizando a vacinação contra a Covid-19 serão fechados temporariamente. Eles serão reabertos quando as vacinas para próxima faixa-etária estiverem disponíveis. A Pasta acrescenta que de segunda-feira (12) para terça-feira (13), houve uma queda de 50% da procura por vacinas nos postos de drive-thru.

Até o dia 13 de abril, o município de São Paulo já aplicou 2.312.409 doses, sendo 1.592.879 com a primeira e 719.530 com a segunda dose.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm o sistema de drive-thru continuam aplicando normalmente as vacinas, assim como os Serviços de Assistência Especializada (SAE) e os centros-escolas. Aos sábados, os idosos podem procurar por uma das UBS/AMAs integradas para a imunização.

Com o encerramento temporário dos drive-thrus, as equipes de vacinação serão remanejadas para as unidades de vacinação do município e vão reforçar o atendimento em toda a rede da Secretaria Municipal da Saúde. Os postos volantes em drogarias também serão desativados até a próxima abertura de faixa-etária.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a imunização de idosos com idade de 67 anos, grupo estimado em mais de 96 mil pessoas. Profissionais da Educação com mais de 47 anos e da Saúde, acima de 50 anos, também estão sendo atendidos.

Poderão ser imunizados profissionais das redes estadual, municipais, particulares e federal com funções como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

O grupo prioriza os seguintes profissionais neste momento: médicos; Enfermeiros/técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas/ terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos/técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS CoV2 e análise de amostra de Covid-19; farmacêuticos/técnico de farmácia; odontólogos/ASB – Auxiliar de Saúde Bucal/TSB - Técnico de Saúde Bucal; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física; e médicos veterinários.

Recomendação

A SMS recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Segunda dose

Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Todas as salas de vacinação das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa. No site Vacinasampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru.

Serviço:

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

UBSs com sistema drive-thru
Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBS’s da capital.

AMAs/UBSs Integradas
Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados.

Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

17 SAEs

Veja aqui a lista com os endereços dos SAEs.

Três centros-escolas
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h
1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

Informações também podem ser obtidas acessando o link Vacina Sampa.