Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2019 | Horário: 10:52

Exposições permitem interação entre população e o transporte no dia 15

Duas exposições no Centro Histórico proporcionam uma experiência especial para os apaixonados por mobilidade

Atualizado em 05/12/2019 às 10h10

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (SMTur), promove durante todo o mês de dezembro o Festival de Natal de São Paulo. No domingo, 15, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) contribuirá com o evento proporcionando a interação entre a população e o transporte público.

A ExpÔnibus: Viver, Ver e Reviver tem o intuito de proporcionar um reencontro entre o Centro Histórico de São Paulo e as raridades que marcaram época no desenvolvimento do transporte do país. Para isso, ônibus rodoviários dos anos 1946 a 1997 estarão no Viaduto do Chá, onde ficarão disponíveis para visitação da população das 9 às 17h.

A exposição contará com 23 veículos, com destaque especial para o ACF Brill, modelo do Acervo Itinerante da SPTrans, adquirido em 1946 e que circulou até a década de 1980 na cidade.

Enquanto isso, das 12h às 22h, a Rua XV de Novembro, também no Centro Histórico, receberá duas tendas com 15 réplicas de ônibus, caminhões e viaturas da SPTrans e da CET. A Turma do Trecho, que reúne réplicas de caminhões e ônibus com riqueza de detalhes como iluminação e som, faz parte do Projeto Piloto MinicidadeSAMPA de educação no trânsito, em parceria com o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) da CET, que prevê um modelo tecnológico de interação e educação com crianças e adolescentes.

A ação promove a alegria principalmente das crianças, com miniaturas perfeitas de veículos e construções em pleno funcionamento. Com ações de Segurança Viária, a cada hora haverá apresentações especiais para o público.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Confira os desvios de ônibus durante os eventos:

508L/10 Term. Princ. Isabel – Aclimação
Sentido único: normal até a Pça. Clóvis Bevilacqua, Av. Rangel Pestana, Viad. Vinte e Cinco de Março, Viad. Mercúrio, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. São João, prosseguindo normal.

930P/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Pinheiros
908T/10 Term. Pq. D. Pedro ll – Butantã
Ida: normal até Av. do Exterior, Viad. Vinte e Cinco de Março, Viad. Mercúrio, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

2002/10 Term. Bandeira – Term. Pq. D. Pedro II
Deverá utilizar desvio da Ciclofaixa
Sentido único: normal até o Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viad. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Rua Vasco Gama, Rua do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, prosseguindo normal.

408A/10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida
Deverá utilizar desvio da Ciclofaixa
Ida: normal até Rua Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilacqua, Av. Rangel Pestana, Viad. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Rua Vasco Gama, Rua do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, seguindo normal.
Volta: sem alteração.

4112/10 Sta. Margarida Maria – Pça. da República
4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República
Deverá utilizar desvio da Ciclofaixa
Sentido único: normal até Rua Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilacqua, Av. Rangel Pestana, Viad. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Rua Vasco Gama, Rua do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, seguindo normal.

7411/10 Cid. Universitária – Pça. da Sé
Sentido único: normal até a Rua da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, prosseguindo normal.

8615/10 Pq. da Lapa – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Av. do Exterior, Viad. Vinte e Cinco de Março, Viad. Mercúrio, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. São João, prosseguindo normal.

Para preservar a segurança do público nos eventos, durante a interdição das vias a rede aérea de trólebus será desligada nos seguintes locais:

- Pateo do Collegio
- Rua Benjamin Constant
- Rua Boa Vista
- Rua Líbero Badaró
- Rua Cel. Xavier de Toledo
- Praça Ramos de Azevedo

Com isso, os trólebus serão substituídos por veículos movidos a diesel e a bateria.

Acesse prefeitura.sp.gov.br/festivaldenatal e confira os detalhes sobre a programação do Festival de Natal.
Para o passeio com os ônibus iluminados acesse: sptrans.com.br/onibusiluminados.

Recomendações

- Respeite a sinalização;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

Rádio Mobilidade

Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.

Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).