Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016 | Horário: 15:51

Festival leva ao Anhangabaú produtos de economia solidária e agricultura familiar

Evento reunirá apresentações musicais, artesanato, praça de alimentação e oficinas promovidas por projetos apoiados pela Prefeitura
1986332-1° ECOSOL FEST – Festival Cultural de Economia Solidária do Município de São Paulo IV Feira de Agricultura Familiar

No final desta semana, um festival leva economia solidária e agricultura familiar ao Vale do Anhangabaú, na região central. Entre as atrações, estão shows de Rappin’Hood e da banda Aláfia, feira de artesanato, praça de alimentação e oficinas. A população também poderá conhecer as frutas, verduras e legumes produzidos por agricultores familiares do extremo sul da Capital. O Ecosol Fest - 1º Festival Cultural de Economia Solidária de São Paulo acontece na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 10h às 20h.

O evento reúne empreendimentos e iniciativas ligadas a programas de economia solidária da Prefeitura. O festival tem espaço para exposição e comercialização de produtos artesanais como acessórios de moda, decoração e roupas, produzidos com técnicas como crochê, costura, tear e fusão de vidro.

Na praça de alimentação, o cardápio inclui lanches de carne louca, pernil e linguiça artesanal, minipizzas salgadas e doces. Também é possível experimentar pratos da cozinha boliviana e da culinária vegana e vegetariana. Outra atração são os alimentos produzidos por agricultores familiares do município, direto da horta. Na 4ª Feira da Agricultura Familiar, há ainda produtos à base de cambuci, como cachaça, geleias e doces.

O analista Carlos Machado, 46 anos, aproveitou a passagem pela região do Anhangabaú para comprar frutas na Ecosol Fest. “Eu não tenho o costume de consumir produtos orgânicos, compro sempre na feira, mas acho esse tipo de evento importante. Primeiro, porque é prático ter um espaço desses no caminho do trabalho, e depois porque é um incentivo no consumo desse tipo de alimento, que pelo que sei, é mais saudável”, afirmou.

Na sexta-feira (16), às 18h, a banda Aláfia agita o Vale do Anhangabaú com um som dançante que mistura rap, MPB, funk e música de terreiro. No sábado (17), será a vez do hip hop de Rappin’Hood, que estará no palco também a partir das 18h. Na programação estão também o duo Naked Universe, que se apresenta no sábado (17), às 13h, e os grupos Petrologia, Mano Réu, Rafro Ugodzilla e Alma Livre. Haverá ainda exibição de curtas, teatro e pocket shows.

O metalúrgico Moises Alves da Silva, 44 anos, estava interessado no palco do festival. “É importante ações como essa, que apresentam artistas e estilos de música que ainda não conhecemos. Elas ajudam a divulgar novos artistas. Pretendo acompanhar não apenas as apresentações de hoje, mas também as que ocorrerão amanhã”, disse.

Na economia solidária, os trabalhadores estão organizados coletivamente em associações, cooperativas e redes de produção, comercialização e consumo, entre outras. Um espaço de convivência oferecerá oficinas, workshops, palestras e uma exposição sobre esse tipo de economia como estratégia de desenvolvimento em São Paulo. Entre os temas apresentados estão afroempreendedorismo, crédito solidário e segurança alimentar.

A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres –o ônibus lilás da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres– faz parte do evento na sexta-feira (16), das 10 às 17h. O equipamento oferece acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar de gênero e orientações sobre direitos.

O evento é uma iniciativa das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; Direitos Humanos e Políticas Para Mulheres, juntamente com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e a União Popular de Mulheres (UPM). Conta com o apoio da Subsecretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

Serviço
Ecosol Fest – 1º Festival Cultural de Economia Solidária do Município de São Paulo e 4ª Feira da Agricultura Familiar
Local: Vale do Anhangabaú
Endereço: Rua Líbero Badaró, 487/501 – Centro