Sábado, 4 de Fevereiro de 2017 | Horário: 16:32

GCM prende mais dois pichadores na Zona Norte

Duas pessoas foram flagradas pichando o muro da EMEF Osvaldo Quirino Simões, localizada na Vila Nova Cacheirinha, Zona Norte
A Guarda Civil Metropolitana flagrou na tarde deste sábado (4) duas pessoas pichando o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Quirino Simões, localizada na Vila Nova Cacheirinha, zona norte da cidade. Os detidos foram encaminhados ao 72º Distrito Policial para registro da ocorrência.

A Prefeitura de São Paulo vai continuar os esforços para o combate à pichação, um crime ambiental que danifica o patrimônio da cidade, inclusive edifícios e monumentos tombados e com valor histórico. Desde o início do ano, 50 pichadores foram presos em flagrante.

Todos eles serão alvo de ações civis públicas na Justiça para que sejam condenados a ressarcir os danos causados.

Paralelamente, um projeto de lei encaminhado à  Câmara prevê aumento do valor da multa aos pichadores. A ideia é que o valor seja fixado a partir de  RS 5 mil - hoje ele é de R$767,53.

É importante ressaltar que a fiscalização não será feita de forma indiscriminada. Grafite e pichação receberão tratamentos diferenciados. Os pontos de grafite serão ampliados. A intenção é valorizar essa modalidade de arte urbana com a criação de cursos e oficinas para estimular que pichadores adotem o grafite e passem a atuar em locais permitidos.